Compostagem

Por

O hábito de cultivar hortas orgânicas em casas e apartamentos vem conquistando cada vez mais pessoas no Brasil. Uma das técnicas que ajudam a atingir os resultados é a compostagem, um processo biológico baseado na matéria orgânica.

Neste processo, é possível utilizar matéria orgânica urbana, doméstica, dos alimentos, das florestas e até das indústrias para promover um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Este é um processo natural e que conta com o trabalho dos fungos e das bactérias, principais responsáveis pela degradação da matéria orgânica.

A compostagem é uma técnica que ajuda a reduzir as sobras de alimentos. Em casa, este processo pode dar origem a compostos orgânicos para serem usados em hortas e jardins. É possível reaproveitar cascas de frutas e verduras, folhas, talos e outros alimentos. O produto final da compostagem serve para a fertilização do solo.

Muitos especialistas em compostagem definem a técnica como uma reciclagem da natureza. Ela transforma os resíduos domésticos orgânicos em um adubo de excelente qualidade.


Onde utilizar os adubos da compostagem?

Os usos mais comuns para os adubos da compostagem são em hortas, terrenos, vasos de plantas e jardins. Esta é uma alternativa para cultivar de forma natural, sem o uso de fertilizantes e adubos químicos.

A compostagem é importante porque ajuda a melhorar a terra e garante destinação adequada para os resíduos domésticos. O resultado da técnica é um adubo parecido com terra preta, que também recebe o nome de húmus.


Decomposição biológica

A compostagem é um processo de decomposição biológica, feito com resíduos animais e vegetais. A técnica se desenvolve com a presença de umidade e oxigênio.

Compostar significa empregar processos químicos e físicos para transformar a matéria orgânica. Os resíduos mais utilizados são: estrume, folhas, talos, papéis e restos de alimentos.

Utilizando esta técnica é possível dar destinação adequada a até 50% do lixo doméstico. O adubo gerado pode ser usado ou vendido. O uso desse tipo de adubo ajuda a reduzir a presença de herbicidas e pesticidas nas plantações.

A estrutura utilizada para a compostagem é chamada de composteira, onde ocorre o depósito e o processamento do material orgânico. Quem estiver interessado em produzir o próprio adubo, pode optar por improvisar uma composteira em casa com baldes ou tijolos, ou pode comprar kits completos de compostagem em lojas especializadas.

Leia também! Assuntos relevantes