O que prejudica o solo?

O que prejudica o solo?

Por

O solo é uma parte importante do ecossistema da Terra. Ele interfere nos ciclos biogeoquímicos do planeta e garante os alimentos para a humanidade. Infelizmente, o homem não tem cuidado muito bem do solo nas últimas décadas. A exploração para a agricultura e a pecuária tem levado os solos à exaustão.

Para agravar ainda mais a situação, o homem tem poluído o solo com resíduos químicos. A contaminação do solo é feita principalmente por resíduos industriais e agrícolas, e pelo lixo descartado de forma incorreta.

Outro problema do solo são as técnicas da agricultura, como os desmatamentos e as queimadas. O lixo residencial, os esgotos, a chuva ácida e a mineração também são agentes causadores do desgaste do solo do planeta.

Na agricultura, o uso de inseticidas e agrotóxicos para combater pragas também prejudica o solo, os lençóis freáticos, a vegetação e os animais.Em muitos casos, o homem gera a erosão do solo e sua contaminação.

A mineração é uma atividade que promove escavações do solo em busca de metais, pedras preciosas e minerais. Este processo leva ao desgaste extremo do solo, tornando-o improdutível e pobre.

É preciso que o homem pare com os processos que degradam e prejudicam o solo. Nas áreas urbanas, o lixo deve ser descartado após o correto tratamento e a reciclagem deve ser utilizada como uma forma de evitar o acúmulo de resíduos nos aterros sanitários.

Leia também! Assuntos relevantes