O ar é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. O oxigênio pode ser encontrado na superfície da Terra e nas águas. Este gás tem um papel super importante para a manutenção de várias formas de vida.

O ar natural que os seres humanos respiram é formado por 21% de Oxigênio, 78% de Nitrogênio (N2) e 1% de outros gases, como o CO2, o Hidrogênio e os gases raros. A mistura é perfeita e precisa estar em equilíbrio para ser saudável para os seres humanos.

A qualidade do ar é diferente nas grandes cidades, no campo e em regiões com altitudes elevadas. O ar do campo é o melhor para a saúde. Já o ar das cidades é o mais poluído, pois conta com uma grande concentração de gases tóxicos e partículas químicas.

Na respiração, o corpo humano absorve o ar ambiente e garante a quantidade de oxigênio exata para a manutenção da vida. A respiração é vida e deve ser valorizada.

Ar, nuvens

O ar apresenta também argônio, neônio, criptônio, xenônio e hélio, além de poeiras microscópicas e micróbios. O ar puro é aquele que apresenta menores concentrações de gás carbônico e outros gases desfavoráveis para a saúde e a respiração.


Veja também:

Oxigênio

Ar Rarefeito

Ar Comprimido

Frases sobre poluição do ar

Doenças transmitidas pelo ar

Sistema Respiratório

Água

A chuva ácida

Estado Físico do Fogo

Leia também! Assuntos relevantes