O que é Coleta Seletiva de Lixo?

A Coleta Seletiva de Lixo é um sistema organizado de recolhimento de todos os materiais que podem ser reciclados. Na prática, essa medida orienta os cidadãos a realizarem a separação do lixo reciclável para que o serviço público de coleta possa recolher os materiais que podem ser encaminhados para cooperativas de reciclagem.

Isso significa que, na coleta seletiva de lixo, as pessoas devem fazer a separação do lixo reciclável previamente. Em seguida, ocorre a coleta, normalmente feita por servidores da prefeitura. Todo o lixo reciclável, o que inclui garrafas, vidros, plásticos e outros materiais, é enviado para ambientes próprios de separação e destinação adequada. É uma iniciativa de grande importância para a preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva de lixo é uma iniciativa que contribui para a destinação dos resíduos gerados pelos domicílios e também por empresas, comércios e outros tipos de negócios. Os principais resíduos sólidos coletados para a reciclagem incluem papel, papelão, vidro, plástico, entre outros. O lixo orgânico e os resíduos especiais e perigosos devem ser coletados separadamente.

Latas de Lixo Reciclavel

Por que participar da coleta seletiva na sua cidade?

Os municípios que contam com coleta seletiva fazem o recolhimento do lixo de residências, comércios, indústrias e órgãos públicos. O serviço evita que o lixo reciclável pare de forma equivocada nos aterros sanitários e garante novo ciclo de vida para estes materiais.

O correto tratamento do lixo reciclável evita que ele pare na natureza e cause ainda mais poluição ao meio ambiente. A proposta de reciclagem começou a ganhar força na década de 1980. Atualmente, o setor é responsável pela geração de renda para diversas famílias, entre catadores, membros de cooperativas de reciclagem e outras pessoas.

Diversas prefeituras do Brasil já possuem programas de coleta seletiva do lixo. A separação do lixo é feita em grupos distintos, de acordo com uma classificação. Em locais públicos, por exemplo, as pessoas encontram cestos coloridos destinados à separação, prontos para receberem papéis, plásticos, metais/alumínio, vidros e lixo orgânico.

Na coleta porta a porta, a prefeitura conta com a colaboração dos cidadãos para a realização da separação correta do lixo. Os caminhões passam em dias e horários específicos da semana, que não coincidem com a coleta normal.

PEV Local de coleta

Algumas cidades também contam com os PEVs, os postos de entrega voluntária, onde as pessoas podem entregar lixo eletrônico, madeira e outros materiais recicláveis. Faça a sua parte! Colabore com a coleta seletiva da sua cidade!

Leia também! Assuntos relevantes