Adubação Verde

Por

A Adubação Verde é uma técnica agrícola inovadora e sustentável, que preza pela prática de uma atividade agrícola milenar baseada no aumento da capacidade produtiva do solo. O objetivo da adubação verde é recuperar os solos degradados e preservar os solos produtivos.

Para isso, os produtores podem favorecer o cultivo de plantas e culturas que possam melhorar os aspectos biológicos, químicos e físicos do solo. As próprias plantas funcionam como adubos verdes, reciclando e recuperando as características do solo.

Várias espécies vegetais podem ser usadas como adubos verdes, entre elas as leguminosas, que apresentam uma capacidade especial de fixar nitrogênio direto da atmosfera por meio do processo da simbiose. A adubação verde é uma técnica simples e uma alternativa viável para melhorar a qualidade do solo e aumentar a produção agrícola.

A adubação verde é considerada uma técnica agroecológica direcionada à produção agrícola. A compostagem é uma forma conhecida de adubação verde. No Brasil, a adubação verde é praticada com a adição de leguminosas na superfície dos solos para garantir mais nutrientes aos cultivos.

As leguminosas são as mais indicadas para a técnica porque produzem uma grande quantidade de biomassa e têm raízes pivotantes, que penetram no solo de forma vertical e favorem a captação de nutrientes das camadas mais profundas do solo.

Leia também! Assuntos relevantes