Lixo Reciclável

Por

A reciclagem é uma tendência mundial que deve ser seguida por todos nós, para o bem do planeta e dos seres humanos. A quantidade de lixo que produzimos diariamente é exorbitante, e se apresenta como resultado de um consumismo exagerado e pela falta de consciência ambiental.

A reciclagem é extremamente importante para reduzir os impactos ambientais e para conter o volume de resíduos que são descartados pelo homem. Além disso, a reciclagem é uma ótima fonte de renda e é muito positiva para a indústria.

Os produtos recicláveis são todos aqueles que podem ser transformados. A reutilização desses produtos evita que eles acabem parando nos lixões e aterros sanitários.

Para garantir que a reciclagem se torne uma realidade, os municípios devem implantar um programa de coleta seletiva. Infelizmente, no Brasil, apenas 2% do lixo produzido são reciclados.

Para enviar o lixo para reciclagem, as pessoas só precisam separar o lixo seco do lixo orgânico. Com essa simples atitude, qualquer cidadão é capaz de contribuir para a preservação da natureza.

Os materiais que podem ser reciclados são:

Vidro - encontrado em potes de alimentos, garrafas, frascos de medicamentos e em cacos de vidro.

Papel – encontrado em jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão e embalagens.

Metal – encontrado em latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre e alumínio.

Plástico – encontrado em potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Produtos como o alumínio e o papel, podem ser facilmente reutilizados para a produção de novas latas e papéis. Os resíduos também podem ser reaproveitados para a confecção de artesanato e peças de decoração.

Apesar da reciclagem ser um processo caro, muitas empresas estão optando por implantar ações de reciclagem como forma de marketing ambiental e preocupação socioambiental.

Leia também! Assuntos relevantes