Comunicação

O mundo gira em torno da comunicação, as pessoas interagem através da comunicação, as redes sociais tornaram a comunicação ainda mais prática e instantânea. Afinal, o que é comunicação?

Dividir, partilhar e tornar algo comum para todos é a definição de comunicação. Em latim, communicare significa justamente isso, compartilhar a informação.

Os seres humanos se comunicam, os animais também, a comunicação é essencial para a nossa sobrevivência e nossa sociedade depende dela para interação, relação, economia, política, etc… Somos seres comunicativos!

A comunicação sempre foi importante para os seres humanos, que se integraram e instruíram gerações através da transmissão da informação, que sempre seguiu um modelo básico:

Emissor da mensagem – Receptor da mensagem

Diversas teorias trabalharam sobre a comunicação e seus desdobramentos, porém ela sempre acontece dessa forma, sendo a mensagem um ato comunicativo enviado para o receptor, que tem o papel de decodificar os dados recebidos.

Comunicação através do rádio, televisão, jornal de papel e internet

A comunicação acontece através de signos e sinais definidos. Por exemplo, o alfabeto e os sons que usamos para emitir a fonética das palavras. A comunicação também pode ser visual, através de mímica ou transmitida por ondas sonoras de rádio.

Em teorias mais completas, a comunicação acontece da seguinte maneira:

Emissor – Código – Canal de Comunicação – Receptor

Neste sistema, assumem os seguintes papéis:

Emissor – Quem formula a mensagem.

Código – Os sinais escolhidos para compor a mensagem, como a Língua Portuguesa.

Canal – Por onde a mensagem foi enviada, como uma carta.

Receptor – Quem recebe a mensagem e tem o papel de decodificá-la. Perceba que todo o esforço da mensagem perde o efeito caso o receptor não tenha conhecimento suficiente para decodificar a mensagem. Para isso, ele precisa conhecer o idioma e ter capacidade intelectual para interpretar a mensagem.

A comunicação também pode sofrer ruídos. Neste caso, são problemas que podem afetar o envio de uma mensagem ao receptor. Quer um exemplo? Quando a estação de rádio fica ruim e sai do ar, houve um ruído na comunicação.

Os seres humanos interagem de forma preponderante pela comunicação verbal. Porém, existem outras formas de comunicação que também são muito importantes, entre as quais estão as seguintes:

• Gestual
  • Facial
  • Imagens
  • Cores
  • Expressões
  • Sonoras
  • Entre outros.

A comunicação é usada de forma profissional e é bastante estudada nos ambientes universitários. Entre as profissões que estão ligadas ao ato comunicativo estão: Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda, Artes, Política, entre outras.

A comunicação social é feita por empresas que divulgam mensagens e informações para uma grande quantidade de pessoas. É o caso do trabalho exercido pelas emissoras de TV e de Rádio, além dos jornais e portais da internet, dos canais mais acessados do YouTube, entre outros.

Midias sociais e vários tipos de comunicação

O cinema, assim como os livros e a música, também possui um papel muito importante na comunicação. Atualmente, para fixar sua marca, seus valores e seus produtos no mercado, as empresas entenderam que a Comunicação Empresarial também é muito importante, desde a sua relação com os órgãos de imprensa até a comunicação interna, para interagir com seus colaboradores.

Temas Relacionados