Funções da Linguagem

Funções da Linguagem

Por

A linguagem é a principal ferramenta de comunicação dos seres humanos. Todos nós sabemos que a linguagem é composta por códigos e mensagens, mas nem todas as pessoas sabem que ela apresenta diferentes tipos de funções.

O que conhecemos como funções da linguagem engloba todos os objetivos da comunicação. Para que uma mensagem seja transmitida e interpretada corretamente, é importante deixar claro qual é a função da linguagem empregada na comunicação.

Existem basicamente seis funções ou finalidades básicas da linguagem. Esse conteúdo é muito cobrado em concursos e vestibulares, pois confirma o conhecimento do candidato sobre o universo da comunicação escrita e falada.

Podemos definir as funções da linguagem em:

1) Função Referencial ou Denotativa – É aquela que apresenta uma informação objetiva, baseada em dados concretos, fatos, acontecimentos e depoimentos. Essa é a linguagem típica do jornalismo, presente em revistas, notícias e jornais todos os dias. A função referencial também está presente em artigos e discursos científicos.

2) Função Expressiva ou Emotiva – É aquela que mostra o estado de espírito, o ânimo e o sentimento do emissor, ou seja, daquele que está se comunicando. É uma linguagem repleta de emoção, com interjeições, reticências e pontos de exclamação.

3) Função Apelativa ou Conativa – É aquela que tem como missão persuadir ou influenciar o receptor. É repleta de vocativos e verbos no imperativo. Esse tipo de linguagem é comum em propagandas, comerciais, sermões e discursos políticos.


A importância das funções da linguagem

As funções da linguagem são muito importantes, pois expressam o objetivo da mensagem. Para uma completa compreensão da comunicação, é preciso que toda mensagem apresente alguns conceitos básicos. De uma forma geral, todo processo comunicativo deve ter:

Emissor – quem fala ou transmite a mensagem;

Receptor – quem recebe a mensagem;

Mensagem – informação transmitida pelo emissor;

Código – sistema que garante a compreensão da mensagem;

Referente – contexto da mensagem.

Os primeiros estudos sobre as funções da linguagem foram desenvolvidos pelo linguista russo Roman Jakobson. Segundo o pesquisador, todo processo de comunicação é definido pela linguagem utilizada de acordo com uma função principal.

Leia também! Assuntos relevantes