Texto Jornalístico

A função básica do jornal é informar. Esse conceito está incluso no seu nome, na veia daqueles que escolhem essa profissão. Portanto, não podem fugir da responsabilidade de passar a informação adiante, de forma que todos possam entender.

Essa informação pode ser passada de diferentes formas, mas o seu intuito será sempre o mesmo: informar. De forma mais direta, o jornal possui textos jornalísticos, que são os dizeres que constam todas as informações do assunto ocorrido.

Esses textos jornalísticos são os textos que são veiculados por jornais, revistas, televisão, sempre com o compromisso de informar.
Hoje em dia, o texto jornalístico é o gênero de texto mais lido, pois é consumido por um número infinito de pessoas, em várias camadas da sociedade.
Como característica importante, os textos jornalísticos são passageiros, ou seja, apresentam o fato novo e já estão sendo preparados para serem substituídos por outro novo, pois as notícias não param.

Estrutura do texto jornalístico

A estrutura do texto jornalístico se dá da seguinte forma:

• 1 – Pauta: onde é escolhido o tema ou o assunto a ser abordado;
  • 2 – Apuração: onde as informações são recolhidas, assim como os dados e a verificação da realidade dos fatos;
  • 3 – Redação: a passagem das informações para um texto;
  • 4 – Edição: correção e a revisão dos textos.

Jornal de Papel

Linguagem jornalística

A forma de linguagem jornalística tem que ser clara, simples, imparcial e objetiva, de modo que o emissor receba todas as informações relacionadas sobre o tema.

A função do jornalista é transmitir a informação para o público em geral, utilizando regras básicas do jornalismo para desenvolver o seu texto, como:

• O que? – acontecimento, fato, evento.
  • Quem? – pessoas que estão envolvidas no fato.
  • Quando? – data e hora em que o fato ocorreu.
  • Onde? – lugar onde o episódio aconteceu.
  • Como? – o modo como aconteceu o evento.
  • Por que? – o que motivou esse acontecimento.

Relacionado à sua estrutura gramatical, o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, que demonstram objetividade no texto, e ainda trabalham com a repetição de determinados trechos, para que possa ser memorizada a informação que está sendo repassada, facilitando a assimilação das informações. A forma mais utilizada é a comunicação direta, ou seja, sujeito mais o verbo mais o complemento e os adjuntos adverbiais.

O texto jornalístico deve mostrar com clareza a informação, não sendo recomendado o uso de ambiguidades na sua forma. O jornal é um veículo que possui diferentes tipos de textos, o que pode ocasionar uma linguagem conotativa, na medida em que seus textos são desenvolvidos, sendo de diferentes tipos, como narrativos, descritivos, dissertativos, injuntivos e expositivos.

Formato de texto utilizado

São duas formas de textos que são utilizadas no ramo jornalístico: o lide e a pirâmide invertida.

O Lide significa um guia, uma referência, que representa a primeira parte do texto jornalístico, que apresenta as principais informações da matéria.
Já a pirâmide invertida é um recurso jornalístico que é utilizado para priorizar as informações no espaço do jornal, decrescendo a ordem de importância do texto. Ou seja, a parte mais importante do texto estará localizada na parte de cima da folha e o restante ficará situado na parte de baixo do texto.