Classes de Palavras

Para dominar o Português falado e escrito é importante conhecer bem as 10 classes de palavras do idioma, também chamadas de classes gramaticais. Basicamente, essas classes compõem o estudo da morfologia, área que analisa cada palavra de forma isolada, a fim de entender o papel que cada palavra desempenha em uma frase ou período.

As 10 classes de palavras do Português são: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, pronome, substantivo e verbo. Essas classes são estudadas ao longo de toda a vida escolar dos alunos e são essenciais na linguística.

Na morfologia, a análise das palavras tem como objetivo apontar sua estrutura, formação e classificação. Vale lembrar que as palavras podem ser variáveis (que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (sem variações).

Confira as explicações e exemplos sobre cada uma das classes de palavras e saiba como usá-las corretamente.

As 10 Classes de Palavras da Língua portuguesa

1. 1. Substantivo – Nomeia objetos, locais, pessoas, fenômenos, ações, etc. Exemplos: Estados Unidos, Bola, Carro, João. Os substantivos variam em gênero (Feminino e Masculino), número (Plural e Singular) e grau (Aumentativo e Diminutivo).
  2. 2. Verbo – Indica ações, estados ou fenômenos da natureza. Exemplos: Casar, Viver, Chover, Falar, Nevar. Os verbos variam em relação à pessoa (Primeira, Segunda e Terceira), número (Singular e Plural), tempo (Presente, Passado e Futuro), modo (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo) e voz (Ativa, Passiva e Reflexiva).
  3. 3. Adjetivo – Palavras que atribuem qualidades. Exemplos: Alegre, Inteligente, Interessante, Saboroso. Os adjetivos variam em gênero (Uniforme e Biforme), número (Simples e Composto) e grau (Comparativo e Superlativo).
  4. 4. Pronome – Palavras usadas para substituir o substantivo ou para acompanhá-lo. Indicam a relação das pessoas no discurso. Exemplos: Você, Eu, Aqueles, Conosco. Os pronomes também variam em número, gênero e pessoa.
  5. 5. Artigo – Termo usado antes do substantivo. Exemplos: O, A, Uma, Um, Uns. Os artigos variam em gênero (Feminino e Masculino) e número (Plural e Singular).
  6. 6. Numeral – Indica um número ou uma posição. Exemplos: Dois, Primeiro, Segundo, Centena, Dezena. Os numerais variam em gênero, número e grau.
  7. 7. Preposição – Termo de ligação entre elementos da oração. Exemplos: De, A, Para, Após, Com, Das, Por, Pela, Num, Aos. São invariáveis.
  8. 8. Conjunção – Liga termos ou duas orações de valor gramatical semelhante. Exemplos: Contudo, Portanto, Conforme, Mas, Porém, Entretanto, Todavia. São invariáveis.
  9. 9. Interjeição – Palavras que expressam sentimentos e emoções. Exemplos: Eba, Viva, Psiu, Hei, Ufa, Puxa, Eita, Xô. São invariáveis.
  10. 10. Advérbio – Termo que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. Pode indicar tempo, lugar, modo, intensidade, negação, dúvida. Exemplos: Demais, Melhor, Lá, Ali, Não, Talvez, Aqui, Ontem, Muito. São invariáveis, mas podem apresentar comparativo e superlativo em alguns casos.