Aquisição da Linguagem Oral

Aquisição da Linguagem Oral

Por

A aquisição da linguagem oral é um processo natural pelo qual todos os seres humanos passam. Esse processo diz respeito à construção da capacidade de comunicação oral que, posteriormente, garante a base para o desenvolvimento da linguagem escrita.

A aquisição da linguagem oral é influenciada pela língua materna. As crianças passam por esse processo principalmente até os 5 anos de idade. Na aquisição da linguagem oral, a criança tem acesso à cultura e aos valores de sua família e sociedade. Esse processo envolve todo o sistema sensorial humano.

A aquisição da linguagem oral ajuda os seres humanos a conquistarem um nível linguístico e cognitivo mais elevado. Esse processo inclui a construção do vocabulário. O período mais efetivo para esse desenvolvimento é dos 2 aos 5 anos, fase em que as crianças podem aumentar seu vocabulário de 100 para mais de 2000 palavras.

Segundo estudos linguísticos, até os 5 anos de idade a criança deve ser capaz de reproduzir todos os sons da língua portuguesa, de forma clara e coerente. A partir desse período, a criança também apresenta uma ampliação surpreendente do vocabulário e aprende algumas estruturas complexas da linguagem.

A partir dos 5 anos de idade, as crianças já têm um conhecimento da linguagem oral e podem ser facilmente apresentadas às representações gráficas, ou linguagem escrita. Nesse momento, o estímulo é muito importante e as crianças precisam manter o maior contato possível com a escrita e a leitura.

Leia também! Assuntos relevantes