A Mensagem Verbal

Por

A mensagem verbal pode ser compreendida como toda forma de comunicação que utiliza as palavras. Também conhecida como linguagem verbal, essa expressão está presente em nosso cotidiano.

A palavra "verbal" vem do latim "verbale", que significa palavra. Sendo assim, a mensagem verbal é constituída por palavras ou signos linguísticos da comunicação.

Vale lembrar que a mensagem verbal pode existir de duas maneiras distintas: pela língua oral ou pela escrita, já que ambas utilizam palavras. Na linguagem oral, temos a oportunidade de conversar com nosso interlocutor, falar com ele, seja pessoalmente, por telefone ou por qualquer outro dispositivo. Já na linguagem escrita, utilizamos as palavras para falar com um interlocutor ausente, por meio de códigos escritos em cartas, e-mails e outras comunicações.


Elementos para uma comunicação sem ruídos

A mensagem verbal apresenta clareza e recursos específicos para promover a comunicação de uma ideia. Na língua oral costumamos ser mais informais do que na língua escrita.

De uma maneira geral, a mensagem verbal é toda comunicação que envolve troca de informações entre emissor e receptor. Esta é, sem dúvida, a linguagem mais presente em nosso dia a dia.

Além da mensagem verbal, também usamos a linguagem não verbal para nos comunicarmos. Essa forma de expressão envolve gestos, postura, tom de voz, expressões faciais, etc. O uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal nos garante dados suficientes para compreendermos as mensagens que são transmitidas.

Isso significa que o homem utiliza uma linguagem mista em sua rotina de comunicação. Essa combinação perfeita de elementos nos garante a coerência e a agilidade da comunicação verbalizada, seja pela voz ou pela escrita.

Leia também! Assuntos relevantes