Socialismo

Por

O socialismo é uma visão política que prega a extinção da propriedade privada e o domínio do proletariado. Esse é um sistema político e econômico que surgiu no século XIX, em uma clara oposição ao capitalismo.

Os defensores do socialismo não aguentavam mais o domínio dos mais ricos sobre os mais pobres e a intensa exploração da mão de obra. De acordo com o socialismo, o trabalhador não devia se conformar com o fato de ser subordinado, explorado em longas jornadas de trabalho e remunerado com baixos salários.

Entre as bases do socialismo, destacam-se o controle do Estado e a divisão igualitária da renda.

Este sistema político nasceu como socialismo utópico, criado por Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen. Em seguida, o modelo foi aperfeiçoado por pensadores como Karl Marx e Friedrich Engels, que faziam parte do socialismo científico.


Ideias do Socialismo

As ideias socialistas foram implantadas em alguns países, como a Rússia, a China e Cuba. O regime político é baseado na igualdade, na distribuição de renda, na extinção da propriedade privada e no conceito de economia planificada.

Entendendo o Socialismo com o Silvio Matos:

O socialismo defende uma sociedade sem classes e sem as grandes diferenças econômicas que prejudicam a vida dos mais pobres. A ideia era derrubar o capitalismo, considerado opressor e desigual.

O regime político também buscava o fortalecimento do progresso científico. A principal referência do socialismo é a obra “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado em 1848.

Em resumo, o socialismo visava à construção de uma sociedade pautada pela igualdade de oportunidades para todos. Atualmente, nações como China e Cuba ainda mantêm o regime socialista.

Leia também! Assuntos relevantes