Karl Marx

Por

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político e socialista alemão, nascido em 1818. Estudioso das causas sociais, Marx influenciou a política européia e foi responsável por escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels.

Seu pensamento deu origem ao Marxismo, um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais; baseado no materialismo e no socialismo científico.

Marx foi ativista do movimento operário europeu, estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, e trabalhou como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas.

Depois de casado com Jenny von Westphalen, Karl Marx foi morar em Paris, onde lançou os "Anais Franco-Alemães", órgão de esquerda. Depois ele partiu para Bruxelas, na Bélgica, onde manteve contato com operários.

Marx pregava a luta contra o capitalismo e defendia a construção de uma sociedade sem classes e sem Estado.

Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883. Anos depois de sua morte ele foi consagrado um dos pensadores mais influentes da história.

A principal obra de Marx foi “O Capital”, conjunto de livros que criticavam o capitalismo, marco importante do pensamento socialista marxista.

Leia também! Assuntos relevantes