Causas do socialismo

Causas do socialismo

Por

O Socialismo é uma teoria política e de organização social que defende a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e a distribuição igualitária de bens dentro de uma sociedade. O socialismo defende a igualdade de oportunidades para todos.

As teorias socialistas estão presentes em bandeiras levantadas por partidos de esquerda. O conceito socialista está relacionado às atuações de Estado de bem-estar social. O socialismo nasceu no final do século XVIII como uma causa direta dos movimentos intelectuais, da classe trabalhadora e da sociedade que sofria com as desigualdades sociais no mundo todo.

A principal causa do surgimento do socialismo foram os efeitos da industrialização sobre a sociedade e as injustiças criadas pela propriedade privada e o acúmulo de capital. Karl Marx via no socialismo uma oportunidade de alcançar, através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, a tão desejada igualdade social.

Os socialistas lutavam por um mundo melhor e por organização social mais justa. Os regimes socialistas do mundo entraram em crise em certo ponto da história graças aos diferentes movimentos políticos e sociais. Entretanto, o socialismo foi muito forte entre os bolcheviques russos e permanece forte na China e em Cuba.

Algumas nações socialistas passaram por isolamento político, atraso econômico e social e controle do governo, mas também existem casos de avanços no acesso à educação, habitação e programas de saúde.

Leia também! Assuntos relevantes