Resumo Socialismo

Resumo Socialismo

Por

O Socialismo é uma doutrina e ideologia política e econômica. A corrente nasceu no século XVIII graças ao pensamento e desejo de transformação da sociedade. O socialismo prevê uma melhor distribuição das riquezas e propriedades de um país. O objetivo é reduzir as diferenças e distâncias sociais entre ricos e pobres, acabando com a propriedade privada e o acúmulo de capital.

Karl Marx foi um dos principais filósofos do movimento socialista. O estudioso pregava uma reforma social por meio da luta de classes. Para ele, o socialismo deveria ser realizado com uma verdadeira revolução do proletariado.

O sistema socialista é contrário ao capitalismo. O socialismo esteve relacionado aos movimentos políticos dos trabalhadores e à crítica à Revolução Industrial. Segundo a teoria marxista, o socialismo seria um estágio intermediário entre o capitalismo e o comunismo.

Existem diversas vertentes do socialismo. Uma delas é o Socialismo Utópico, corrente criada por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. Karl Marx não fazia parte do movimento do socialismo utópico.

Outra forma de socialismo é o socialismo científico, que se opunha ao socialismo utópico. O socialismo científico foi criado por Karl Marx e Friedrich Engels. O socialismo científico também ficou conhecido como marxismo.

Uma terceira vertente do socialismo é o chamado Socialismo Real, seguido por países socialistas que trabalham com a titularidade pública dos meios de produção. O socialismo real foi corrente ideológica na União Soviética, na China, na Cuba e na Alemanha Oriental.

Leia também! Assuntos relevantes