Capitalismo

Para entender melhor o assunto desse artigo, "que é o Capitalismo", você não precisa nada mais que um pouco de atenção.

Como o capitalismo é basicamente um sistema de economia que quase todos os países do mundo são adeptos, é muito provável que você saiba mais sobre ele do que imagina, mesmo nunca tendo lido nada a respeito.

Mas da mesma forma aqui vamos tirar todas as dúvidas e demostrar de uma forma prática e rápida o que é capitalismo.

Além de contar o seu surgimento, vamos também mostrar a importância dele e sua influência no mundo atualmente.

Este artigo é informativo e não contem opiniões sobre nenhuma objeção e favorecimento sobre este sistema econômico.

Você irá saber também qual é a importância do capitalismo no mundo moderno!

O Que é o Capitalismo?

O capitalismo é conceituado como um sistema econômico que tem bases no acúmulo do capital e na propriedade privada. Além disso, o capitalismo também prega o controle dos meios de produção e a exploração de mão de obra.

O capitalismo é o sistema econômico que mais se alastrou pelo mundo, e sua base vem da propriedade privada e dos meios de produção nele compostos.

O sistema capitalista, é uma economia baseada com fins lucrativos e com características distintas.

Além da propriedade privada, no capitalismo existe a acumulação de capital e o trabalho assalariado, que consiste em trabalho em troca de dinheiro.

A competição de livre mercado que não vamos comentar muito neste artigo, também faz parte do capitalismo assim como o sistema de preço e mercados competitivos.


Origem da Palavra Capitalismo

A palavra capital vem do latim capitale, que significa "cabeça". Este termo pode ter relação com o sentido racional de comando, imposto pelo capitalismo; ou com o sentido de capital administrativa de um estado ou nação.

O capitalismo é um sistema socioeconômico totalmente baseado nos meios de produção, com destaque para as fábricas, as indústrias e as máquinas. O capital, neste contexto, é o dinheiro que circula nos negócios e na propriedade privada.


O Surgimento do Capitalismo

O capitalismo começou a se propagar pelo mundo no século XV, durante a mudança da Idade Média para a Idade Moderna. O sistema econômico alterou os padrões de vida das antigas sociedades feudais. Na prática, o capitalismo substituiu o sistema feudal e deu origem à burguesia.

Nessa época o sistema que mais se aplicava pelo mundo era o sistema feudal, e de colônia de exploração.

O sistema feudal que tinha como sistema de trabalho a troca básica de proteção e de produtos por trabalho braçal, gerou muitos comércios com sua produção de bens de consumo em larga escala.

Muitas mudanças econômicas e sociais acompanharam a chegada do capitalismo nos países. Além do progresso, da industrialização e do lucro, este sistema também gerou diferenças sociais significativas e exploração do proletariado por parte dos detentores do capital.

Este foi o início da transição do feudalismo para o capitalismo também conhecido por época de renascimento comercial ou transição do feudalismo para o capitalismo.

Leia: Transição da Idade Média para Idade Moderna

Logo no início do século XV, o capitalismo já era chamado de capitalismo comercial, e para alguns escritores e autores do pré-capitalismo, este período foi marcado pela colonização do novo mundo.

É de suma importância que você leia com calma e atenção para que possa absorver as informações e entender definitivamente como se deu o capitalismo.


A História do Capitalismo

O capitalismo foi o sistema econômico que predominou no mundo após o feudalismo. Antes do capitalismo, a riqueza era fruto da exploração da terra e da mão de obra dos servos. Já no capitalismo, nasceu a necessidade de contratar trabalhadores para os meios de produção. Este sistema surgiu sob o comando de burgueses capitalistas.

capitalismo, números, bolsa

Características e Aspectos Básicos do Capitalismo

Para descrever um pouco as principais características do capitalismo vamos falar primeiro das clássicas em uma pequena lista:

São as características do capitalismo:

  • Propriedade privada: Que consiste basicamente em um sistema produtivo vinculado à propriedade individual e privada;
  • Lucro: Este é o principal objetivo do capitalismo como um todo. Essa característica tem como princípio do maior acúmulo de capital possível, proveniente de todos tipos de transações comercias e/ou exploração de terras;
  • Divisão de classes: Claro que não poderíamos deixar de falar da divisão de classes, que é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo.

O capitalismo tendo como objetivo principal o acumulo de capital, com o passar dos anos dividiu a população em classes consideradas ricas e pobres.
Isso é um conceito básico de divisão de classes, claro que este assunto é muito mais amplo e vasto.

Resumo das Principais Características do Capitalismo

  • Mercadorias produzidas para a venda;
  • Remuneração pela mão de obra do trabalhador;
  • O dinheiro, ou capital, é a base do capitalismo;
  • A propriedade privada é muito importante.


Capitalismo Pelo Mundo e Sua Importância

O mundo no último século entrou em um processo de globalização sem precedentes e com isso proporcionou muitas mudanças na forma de vida de todos.

E como vivemos em um sistema capitalista, é claro que esse sistema se transformou junto com essa globalização.

Esse processo trouxe para todos uma diversidade de equipamentos tanto urbanos quanto pessoais, para locomoção e comunicação.

O capitalismo, que veio ao encontro com o seu conceito de lucro individual, trouxe com essa expansão de globalização e quebra de fronteiras muitas vantagens ao seu princípio.

Essas mudanças socioeconômicas e culturais identificadas nos mostram que tanto o consumo quanto a produção de bens de consumo, tiveram seu mais alto pico desde a criação do capitalismo.

Elevando assim o sistema capitalista para um capitalismo contemporâneo.


Capitalismo Vantagens e Desvantagens

Como todo sistema econômico já criado pelo homem, é claro que existem vantagens e desvantagens em seu método de aplicação.

Assim como outros sistemas econômicos, o capitalismo possuí vantagens e desvantagens. Mas para evitar uma discussão e não entrar em nenhum âmbito de mérito ou demérito de nenhum desses sistemas econômicos, vamos listar apenas as vantagens e desvantagens do capitalismo.

Tendo como objetivo apenas a informação e não querendo deixar nenhuma brecha para achismos.

Vantagens

  • A Lei da Oferta e da Procura: Que permite que o mercado tenha seu preço baseado naquilo que as pessoas mais buscam;
  • O Livre Comércio e Concorrência: Que permite que as empresas não abusem de seus preços. Se o preço é alto em uma empresa o consumidor procura em outra;
  • Lucros por Meritocracia: Isso depende apenas de você, o estado não se envolve nestas questões;
  • Alta produtividade: Como a produção depende do lucro, os empresários querem produzir mais, para assim ganhar mais;
  • Desenvolvimento da tecnologia: Isso foi possível pois a concorrência faz com que as empresas necessitem se diferenciar no mercado.

Desvantagens

  • Injustiça Social: A renda não é dividida de forma igualitária. Os críticos não se cansam de afirmar que no capitalismo as diferenças de classe ficam cada vez maiores.
  • Monopólio: Muitas empresas crescem de maneira gigantesca e muitas outras são praticamente "engolidas", pois não possuem condições de competir com as maiores.
  • Consumismo: As pessoas se tornam materialistas, necessitando de produtos que muitas vezes não são importantes para elas.
  • Individualismo: isto é, a lei do "é cada um por si" é reinante no sistema capitalista diferentemente do que acontece em outros sistemas econômicos.

Bolsa de Valores de Nova Iorque

A Fase Atual do Capitalismo

O capitalismo atualmente se encontra em uma fase denominada capitalismo financeiro.

Esse capitalismo financeiro tem como base a aplicação de grandes capitais e monopolizações em grande escala.

Isto é, o capitalismo está gerando grandes potências de indústrias em países subdesenvolvidos, e conglomerados de empresa de tecnologia em países de primeiro mundo.


Aulas sobre Capitalismo



Conclusão

Como sistema econômico e social, o capitalismo passou por várias mudanças ao longo dos anos, desde a Revolução Industrial. Hoje, o sistema tem características importantes, como o termo multinacional e a união de grandes empresas.

O capitalismo permanece tendo como objetivo o lucro e o progresso. O que mudou no capitalismo moderno é que agora existe uma maior preocupação com o bem-estar dos trabalhadores, com a oferta de benefícios que estimulam a motivação e a produtividade. O trabalho assalariado continua sendo fundamental para o capitalismo.



Capitalismo

Por

Compartilhe