Clarice Lispector

Clarice Lispector

Por

Clarice Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na cidade de Chechelnyk, na Ucrânia. Ela veio para o Brasil com os pais e passou a viver em Maceió aos dois meses de idade. Em seguida, sua família mudou-se para o Recife, onde Clarice cresceu e frequentou o grupo escolar João Barbalho.

Quando Clarice Lispector tinha onze anos de idade, ela se mudou para o Rio de Janeiro com seu pai e suas irmãs. Em 1939, ela ingressou na faculdade de direito. Neste período, a escritora trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal "A Noite".

Em 1943, Clarice se casou com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos, Pedro e Paulo. A família viveu em diversos países do mundo representando o Brasil.

O primeiro romance de Clarice Lispector foi publicado em 1944, entitulado "Perto do Coração Selvagem". Depois, vieram as obras "O Lustre", "A Maçã no Escuro", "Laços de Família", "A Legião Estrangeira" e "A Paixão Segundo G. H.".

Em 1967, Clarice Lispector começou a escrever contos infantis e lançou "A Mulher que matou os Peixes", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" e "Felicidade Clandestina". Na década de 1970, ela publicou "Água Viva", "A Imitação da Rosa", "Via Crucis do Corpo" e "Onde Estivestes de Noite?".

Uma das obras mais conhecidas e aclamadas da escritora é "A Hora da Estrela", seu último romance, que já foi adaptado para o cinema (1985). Clarice Lispector morreu de câncer, aos 56 anos de idade, no dia 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro.

Leia também! Assuntos relevantes