Doenças transmitidas pelo ar

Você conhece as principais doenças que podem ser transmitidas pelo ar? São problemas de saúde que aparecem com certa frequência e que preocupam as autoridades de saúde, principalmente nos meses mais frios do ano.

As doenças transmitidas pelo ar têm perfil contagioso e são causadas por bactérias, fungos e vírus. Esses microrganismos patológicos podem estar circulando livremente pelo ar ou podem ser fontes de espirros, tosses ou apertos de mão e contato mais próximo com pessoas infectadas.

Para evitar esse tipo de contaminação, o ideal é adotar comportamentos preventivos, como manter uma boa imunidade através da alimentação saudável, hidratação do organismo e atividades físicas regulares. Além disso, também é importante evitar ficar em ambientes fechados e sem ventilação, não compartilhar utensílios como talheres e toalhas e evitar contato físico com pessoas doentes.


Confira as principais doenças transmitidas pelo ar


Doenças transmitidas pelo ar, pulmões infectados

Tuberculose – É uma doença causada por bactéria e pode ser bastante grave, inclusive evoluindo para óbito. Os sintomas são tosse seca, tosse com sangue, dores no corpo, febre, entre outros. É transmitida por meio de espirros, saliva e tosse. Apesar de controlada nos dias de hoje no Brasil, a Tuberculose ainda leva milhares de pessoas à morte em diversos países do mundo. O diagnóstico da doença precisa ser feito de forma precoce.

Meningite – É uma doença também causada por bactérias. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça, náusea e rigidez do pescoço. Em quadros mais graves, pode levar a convulsões. O tratamento é feito com hidratação do organismo, antibióticos e muito repouso.

Pneumonia – É uma doença que pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus, mas a forma mais comum e frequente é a pneumonia bacteriana. Os sintomas mais comuns são febre, dor no corpo, fadiga e tosse persistente, com bastante dor nas vias respiratórias. O tratamento é feito com antibióticos.

Sarampo – É uma doença causada por vírus, que também pode ser transmitida pelo ar. Os sintomas são febre, manchas vermelhas pelo corpo e tosse. É uma doença muito contagiosa.

Caxumba – É uma doença causada por vírus. Ela se manifesta a partir da inflamação de glândulas salivares e também pode ser transmitida pelo ar. Os sintomas mais comuns são nódulos laterais no pescoço, mal-estar e fadiga. Nos casos em que a doença não é tratada corretamente, o problema pode afetar o sistema reprodutor e causar esterilidade.

Além dessas doenças citadas, outras patologias que podem ser transmitidas pelo ar são: H1N1, Poliomielite, Gripe e Resfriado. Conservar bons hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, ajuda a prevenir várias dessas doenças. Além disso, é fundamental tomar as vacinas recomendadas pelos órgãos de saúde e manter os ambientes sempre arejados.

Leia também! Assuntos relevantes