Higiene

Por

Higiene: por que ela é importante
A higiene é um conjunto de conceitos e aplicações com o objetivo de esterilização para evitar doenças ou mal-estar. Ela compreende hábitos e condutas que dão condição à saúde. A origem da palavra em grego quer dizer o que é saudável. E saudável é tudo que nos faz bem. A higiene pode ser dividida em alguns tipos, como higiene pessoal, coletiva e mental.

A higiene pessoal consiste na forma em que cuidamos do nosso corpo. Nosso corpo é “ a forma como somos vistos pelo mundo”. Se estamos limpos e bem cuidados, assim seremos vistos e aceitos socialmente. Além disso, a higiene pessoal é necessária para prevenir doenças causadas por vírus, fungos e bactérias, por exemplo. Fazem parte da higiene pessoal ações como tomar banho, fazer assepsia de locais de grande transpiração, limpar a boca e lavar as mãos. Alguns especialistas aderem ao termo “higiene pessoal” a nutrição saudável. Ou seja, não somente comer, mas sim nutrir o corpo com substâncias saudáveis.

A higiene coletiva são normas e condutas adotadas pela sociedade a fim de manter o convívio social saudável a todos. O objetivo dela é evitar a transmissão de doenças e facilitar o convívio social em lugares comuns. Isso se refere à conduta das pessoas em ambientes não-individuais e compartilhados. Um exemplo de higiene coletiva é manter o banheiro público limpo.

A higiene mental é entendida como a necessidade de exteriorizar sentimentos e sensações a fim de mantermos o equilíbrio psicológico. Isso nos ajuda no convívio social, pois evita conflitos internos e externos, além de evitar doenças psicossomáticas (depressão, por exemplo).

É importante manter ativo no cotidiano os três tipos de higiene para que seja alcançado o equilíbrio físico, mental e social. Evitar conflitos de todos os tipos é manter a saúde. E como está escrito no primeiro parágrafo, higiene é o que é saudável.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes