Sarampo ou Varicela

Sarampo ou Varicela

O Sarampo constitui uma doença febril, extremamente contagiosa, caracterizada por irritação ocular e inflamação do sistema respiratório, com posterior surgimento de exantemas. As crianças são mais facilmente acometidas, embora os adultos que não a tenham tido possam adquiri-la nessa fase.

Contágio
A infecção é transmitida através de secreções dos olhos, nariz e garganta, por contágio direto ou gotas de saliva propagadas por espirros e tosse.

Sintomas e Sinais
Após um período de incubação de aproximadamente 11 dias, começam a surgir os primeiros sintomas, semelhantes aos do resfriado comum, com coriza, espirros, febre e calarfrios, dores de cabeça e nas costas, fotofobia, etc. Nesse período, que dura de 1 a 4 dias, surgem minúsculas manchas brancas na mucosa bucal, as chamadas manchas de Koplik que podem anunciar o aparecimento do exantema cutâneo. Surgem exantemas cutâneos que iniciam no rosto ou atrás das orelhas e posteriormente atingem o tronco e membros. Regridem em 2 a 4 dias após o seu surgimento, por fina descamação, com regressão da doença.

Tratamento e Prevenção
O tratamento é sintomático e a profilaxia (ou prevenção) é feita com vacinas de vírus em crianças (que não tenham tido a doença) com idade entre 6 meses e 6 anos.

Aqueles que já tiveram a doença ou foram vacinados têm imunidade permanente, raramente adquiri novamente o Sarampo.

Leia também! Assuntos relevantes