Doenças

Doenças que afetam o desenvolvimento infantil

A infância é a principal fase de desenvolvimento do ser humano e, por isso, merece acompanhamento e atenção médica redobrada. Existem diversas doenças capazes de comprometer o desenvolvimento infantil, deixando sequelas e problemas que podem afetar toda a vida de uma pessoa.

Confira as principais doenças que podem prejudicar o desenvolvimento de uma criança:

1. Doenças Otorrinolaringológicas – Algumas doenças como a otite, o trauma vestibular e as alterações oftalmológicas podem prejudicar tanto o desenvolvimento físico quanto o intelectual de uma criança. Esses problemas são a principal causa de vertigens e distúrbios do equilíbrio. Os principais sintomas são: náuseas, dificuldade de desenvolver funções motoras, problemas de postura, dificuldade para caminhar e perda de equilíbrio.

2. Apneia Obstrutiva – Essa doença atinge 3% das crianças em idade escolar, de acordo com a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica. O problema afeta o sono, altera a produção do hormônio de crescimento e prejudica o desenvolvimento saudável da criança.

3. Problemas Genéticos – O desenvolvimento do ser humano também pode ser comprometido na infância por causa de problemas genéticos, como desordem cromossômica, desordem cromossômica sexual e desordem genética. A idade da mãe, a incompatibilidade de Rh e o elevado estresse materno podem causar essas alterações genéticas.

4. Autismo – Essa doença afeta o desenvolvimento cognitivo das crianças, com prejuízos à linguagem e dificuldade de interações sociais. O autismo tem diferentes graus.

5. Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) – Essa doença cognitiva dificulta a concentração e a capacidade de aprendizado da criança. A doença pode estar relacionada ao parto prematuro ou ao consumo de álcool e cigarro durante a gestação.

6. Perda da Visão – Algumas crianças podem apresentar retinopatia da prematuridade (ROP), principalmente os bebês prematuros. Essa doença causa perda de visão e problemas para o desenvolvimento cognitivo.

7. Perda Auditiva – A perda auditiva prejudica o desenvolvimento da linguagem e a evolução cognitiva da criança. Esse problema pode ser provocado por sarampo, meningite, entre outras enfermidades.