Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é uma doença causada por bactéria. Essa doença é muito perigosa e precisa de tratamento adequado. A bactéria responsável pelo problema é a Neisseria Meningitidis, que pode apresentar os sorotipos A, B, C, W135 e Y.

Os principais sintomas da meningite são: febre, dor de cabeça e rigidez nucal. Essa doença pode levar à morte ou deixar sequelas neurológicas permanentes. O principal problema decorrente da meningite é a surdez.

As pessoas diagnosticadas com meningite também podem apresentar intolerância à luz e aos ruídos, além de manchas cor de vinho na pele. O diagnóstico da meningite meningocócica se dá por meio da análise do líquido céfalo-raquidiano, extraído no exame de punção lombar.

A bactéria Neisseria Meningitidis afeta o tecido que reveste o cérebro e a medula, causando uma inflamação. Esta bactéria está presente na região nasal, mas pode passar para a corrente sanguínea e se instalar nas meninges.

A doença é mais comum em bebês, crianças e idosos. O contágio é feito através do contato com a saliva do indivíduo infectado.

Para curar a doença, é fundamental que o tratamento seja iniciado precocemente. Esse tratamento é feito com antibióticos.

Leia também! Assuntos relevantes