Sarampo ou Varicela

O sarampo e varicela são doenças infectocontagiosas muito comuns na infância, sendo consideradas de caráter benigno e com risco elevado de contágio.

O sarampo pode se agravar, enquanto a varicela é mais comum de ser diagnosticada. A varicela é causada pelo vírus varicela-zoster, sendo mais comum de correr entre crianças de 2 a 8 anos de idade.

Mesmo depois de curada, a varicela pode reaparecer, porque o vírus fica adormecido durante anos, voltando a manifestar sintomas em adultos ou idosos. Normalmente, o vírus varicela-zoster só volta a se manifestar em adultos e idosos que apresentam queda da imunidade.

A varicela pode ser transmitida caso haja contato direto com as lesões da pele, através de secreções como saliva, tosse e espirro. Entre os sintomas estão sensação de mal-estar, febre e perda de apetite.

Os sintomas ficam mais intensos em 3 dias, quando surgem as primeiras lesões na pele, que são formadas por bolhas vermelhas e que se tornam bolhas claras em poucos dias. As crostas se formam depois que as bolhas estouram.

Sintomas de Sarampo ou Varicela

O tratamento da varicela é feito para reduzir os sintomas, com medicação para febre e para tratar os pruridos. Em alguns casos, se o médico notar infecção bacteriana, o paciente pode precisar de antibiótico.

A varicela pode se complicar para um quadro de pneumonia, infecção nos rins, coração, articulações e no sistema nervoso. Outra complicação é a Síndrome de Reye, uma degeneração grave no fígado. As sequelas mais comuns da varicela são cicatrizes causadas nas áreas das bolhas e feridas.

Nos adultos, a varicela costuma ser grave, principalmente em mulheres grávidas, sujeitas às complicações, principalmente se estiverem com o sistema imunológico enfraquecido.

O sarampo é tratado como a varicela, sendo mais comuns nas crianças e uma doença causada pelo Paramixovírus. Existe vacina para sarampo e a doença é transmitida através de contato com as secreções de quem está contaminado, como saliva e catarro, por exemplo.

Sarampo ou Varicela



Por

Compartilhe