Brasil

Por

O Brasil é um país de beleza exuberante, muitos recursos naturais e com um grande potencial de crescimento econômico, mas ainda esbarra em mazelas como a corrupção, a alta taxa tributária, a desigualdade social e a falta de oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional para grande parte de sua população.

Desde o ano do descobrimento do Brasil, em 1500, pelos portugueses, o país começou a traçar sua história e a moldar a personalidade e a cultura de seu povo. O Brasil é o maior país da América do Sul em termos territorial e populacional. O número de habitantes da nação já alcançou a marca dos 202 milhões de pessoas.

O fato do Brasil ter sido uma colônia de exploração de Portugal, onde os colonizadores só visavam retirar as riquezas naturais do país para a comercialização ao invés de promover o desenvolvimento da nação, fez com que o Brasil trilhasse um caminho de lento crescimento e com pouca expressão mundial. Só nos últimos anos a nação tem se destacado economicamente, chegando ao grupo dos Brics, os principais países emergentes do planeta.

Atualmente, a economia do Brasil é a maior da América Latina e a sétima maior do mundo. O país também abriga a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica, que tem uma imensurável riqueza natural, diversas espécies de animais, plantas e árvores, além de muitos ecossistemas. As riquezas naturais do Brasil também contam com uma das maiores reservas de água potável do mundo, além de diversos habitats protegidos.

O Brasil é o maior país da América do sul em extensão territorial, com 8.514.876 Km2, ele ocupa uma área total de 48% da América do sul.

O Brasil é o quinto maior país do mundo em área territorial, conta com oito importantes bacias hidrográficas, com rios como o Amazonas, o Iguaçu, o Rio Negro, o São Francisco, o Xingu e o Rio Madeira; e tem um clima tropical agradável que varia de acordo com a topografia das regiões do país.

O idioma oficial do Brasil é o português e sua moeda é o Real. O país é uma democracia com sistema presidencial, que realiza eleições a cada 4 anos e tem voto obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos.

Apesar de todos os avanços sociais do Brasil, a nação ainda precisa trabalhar muito para oferecer condições dignas de vida para sua população. As principais demandas do país são por educação e saúde de qualidade.

Leia também! Assuntos relevantes