Região Norte do Brasil

A Região Norte do Brasil tem 3.853.676.948 km², sendo a maior região do território brasileiro. São mais de 17 milhões de habitantes. Saiba mais!

Quais são os Estados da Região Norte do Brasil?

A Região Norte do Brasil tem 7 Estados:

• Rondônia – Capital Porto Velho
  • Amazonas – Capital Manaus
  • Amapá – Capital Macapá
  • Roraima – Capital Boa Vista
  • Acre – Capital Rio Branco
  • Pará – Capital Belém
  • Tocantins – Capital Palmas

Mapa da Região Norte do Brasil

Veja também: Mapa do Brasil

Como é o clima na Região Norte do Brasil?

Localizada muito próxima à Linha do Equador, o clima da região é Equatorial Úmido, com muitas chuvas e temperaturas elevadas. O clima é praticamente o mesmo durante o ano inteiro.

Qual é a vegetação da Região Norte do Brasil?

A vegetação da Região Norte é formada, principalmente, pela Floresta Amazônica. Na mata de várzea existe uma grande biodiversidade, com plantas que garantem a extração de látex e da maniçoba.

Da Região Norte do Brasil também são extraídos guaraná, cedro e angelim. A região alagada é chamada de mata de igapó, onde encontramos a conhecida vitória régia.

A área de terra firme é a parte mais elevada da floresta, onde não há inundação.

Como são a agricultura e a economia na Região Norte do Brasil?

A economia da Região Norte do Brasil iniciou com a extração de látex para produção de borracha. Por causa do extrativismo intenso, foram construídos os portos de Manaus e Belém, para enviar castanha-do-pará e látex para praticamente metade do planeta.

A agricultura prosperou na região, modernizando as cidades de Belém e Manaus. O maior exportador de castanha-do-pará do mundo se torna a cidade de Marabá, localizada no Estado do Pará.

A agricultura na região se tornou praticamente voltada para extrair látex da seringueira.

Costumes e comidas típicas na Região Norte do Brasil

A cultura da Região Norte do Brasil é muito influenciada pelos povos indígenas, com rica cultura e tradições. Essa é uma das grandes marcas da região.

O festival folclórico mais conhecido é o de Parintins, além do Círio de Nazaré, dois eventos que são famosos em todo o Brasil.

O açaí é um prato nortista muito saboroso e popular, que ganhou o mundo inteiro. Outros pratos tradicionais são Pirarucu de Casaca, Tacacá, Pato no Tucupi e Maniçoba.