História do Brasil - Pedro Álvares Cabral

Biografia de Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral, o conhecido navegador português que descobriu o Brasil, nasceu em Belmonte, Portugal, em 1467, e faleceu em Santarém, em 1520. Ao longo de sua vida, ele foi um importante fidalgo, explorador e comandante militar da Coroa Portuguesa.

Antes de se tornar conhecido como o descobridor do Brasil, Cabral atuou em diversas explorações marítimas na costa da América do Sul e na Índia. Pedro Álvares Cabral recebeu uma educação formal e de qualidade, foi chefe de expedições à Índia e esteve envolvido na exploração de especiarias e outros produtos indianos valiosos.

Cabral comandava 13 navios quando chegou ao Brasil. Ao se afastar da costa da África, ele encontrou a região que chamou de Ilha de Vera Cruz, que, mais tarde, foi batizada de Brasil. A descoberta foi prontamente comunicada ao rei Manuel I.


Vida e feitos de Pedro Álvares Cabral


Foto do Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um dos mais importantes navegadores portugueses. Ele atuou como capitão-mor da frota de navios que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Ele era descendente de uma família nobre e foi educado em Lisboa, onde estudou literatura, técnicas náuticas, história, artes militares e cosmografia.

Ele assumiu o posto de capitão-mor depois da nomeação feita pelo rei Dom Manuel I, no ano de 1499. Em seguida, ele embarcou para a missão que tinha como destino as Índias, viajando pela rota inaugurada por Vasco da Gama.

Segundo relatos de historiadores, Pedro Álvares Cabral nasceu no Castelo de Belmonte. Ele foi filho de Fernão Cabral e Isabel Gouveia de Queirós. Durante o reinado de D. Manuel, Cabral recebeu o título de Fidalgo do Conselho do Rei e Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Cabral viajou em explorações marítimas junto com o escrivão Pero Vaz de Caminha. Em 9 de março de 1500, ele foi agraciado com o estandarte real.

explorações marítimas de Pedro Álvares Cabral, Descoberta do Brasil

Leia também:
A Chegada de Cabral ao Brasil
Descobrimento do Brasil

Pedro Álvares Cabral explorou diversas regiões do território brasileiro. Ao deixar o Brasil, o navegador viajou para Calicute, na Índia, onde chegou no dia 13 de setembro de 1500. Depois disso, retornou à Europa, em 1501, e foi recebido com honras na região do Tejo, por conta de seus importantes acordos comerciais e descobertas.

Em 1503, Cabral se casou com D. Isabel de Castro. Ele viveu seus últimos anos de vida entre Lisboa e Santarém. Ele faleceu em 1520 e seus restos mortais foram sepultados na Igreja da Graça.

Leia também! Assuntos relevantes