Fatos Históricos Região Sul

Fatos Históricos Região Sul

Por

O Rio Grande do Sul é um Estado brasileiro que começou a ser explorado pelos colonizadores portugueses entre os anos de 1580 e 1640. A expansão territorial deu início à criação de gado na região.

O primeiro povoamento do Rio Grande do Sul foi estabelecido em torno de uma base militar construída em 1737 na região da Lagoa dos Patos. Essa região se tornou, dez anos depois, a Vila de Porto dos Casais, atual capital do Estado, a cidade de Porto Alegre.

Durante muitos anos, Portugal e Espanha lutaram pela demarcação dos limites do Rio Grande do Sul, fato que só aconteceu depois da assinatura do Tratado de Madri, em 1750. Depois disso, as fazendas de gado tomaram conta do território gaúcho.

O Rio Grande do Sul teve vários conflitos e lutas pela independência do Brasil. O Estado viveu a Revolta dos Farrapos, entre 1835 e 1845, numa guerra contra o império. Em seguida, houve a Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870.

Depois da proclamação da República, o Rio Grande do Sul passou pela Revolta Federalista, entre 1893 e 1895. Esse conflito foi instaurado entre republicanos e federalistas.

Foi também durante a República, que o Estado começou a receber um grande número de imigrantes, com destaque para italianos e alemães. Graças aos empreendimentos familiares dos imigrantes, o Rio Grande do Sul começou a crescer, dando origem às cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Caxias do Sul.

Muitos políticos influentes nasceram e viveram no Rio Grande do Sul, entre eles Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, Borges de Medeiros, Luís Carlos Prestes, Getúlio Vargas e Osvaldo Aranha. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o Estado mais populoso da região sul do Brasil. O território do estado está localizado no extremo do sul do país, o chamado Arroio Chuí.

Os descendentes dos imigrantes italianos ainda são encontrados nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no nordeste do estado; e os alemães estão na região do Vale do Rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre.

O povo gaúcho teve grande influência da cultura europeia e cultiva as tradições até hoje. Na região dos Pampas, na fronteira com o Uruguai e a Argentina, os gaúchos usam trajes típicos, com bombachas e ponchos, tomam chimarrão e fazem o seu tradicional churrasco de fogo de chão.

Leia também! Assuntos relevantes