Fatos Históricos no Brasil
O Brasil tem mais de 500 anos de história, e desde o descobrimento da nossa terra muitos fatos marcaram a identidade do povo brasileiro e ajudaram a construir a nação que temos hoje. Desde os tempos do Brasil Império até a consolidação da democracia, o Brasil viveu momentos históricos muito importantes e que determinaram os rumos do país.
Vamos conhecer uma breve cronologia sobre alguns dos principais fatos históricos que marcaram o Brasil:
22 de abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota encontram as terras brasileiras.
23 de Abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcam no Brasil e tomam as terras para a Coroa Portuguesa.
26 de abril de 1500: Celebração da primeira missa no Brasil.
1530: Dom João III institui o regime de capitanias hereditárias no Brasil.
1 de abril de 1641: Amador Bueno da Ribeira, D. João IV, é aclamado Rei do Brasil.
1808: D. João chega ao Brasil e assina o decreto da abertura dos portos.
24 de janeiro de 1808: Chegada da família real em Salvador, na Bahia.
12 de outubro de 1808: Dom João cria o Banco do Brasil.
7 de setembro de 1822: D. Pedro I proclama a independência do Brasil. O ato dá início ao período da república e coloca fim ao período monárquico, que durou 67 anos.
1888: É promulgada a Lei Áurea e extinta a escravidão no Brasil.
1891: É promulgada a primeira Constituição da República. Deodoro da Fonseca é eleito presidente da república.
1904: Acontece a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.
1904: O médico sanitarista Osvaldo Cruz introduz a vacinação obrigatória contra a varíola.
1955: Juscelino Kubitschek é eleito presidente da República.
1956: O governo de Juscelino inicia uma série de ações desenvolvimentistas.
1960: JK inaugura Brasília, a nova capital federal.
1964: Um golpe militar derruba João Goulart da presidência e inicia um período de ditadura militar.
1985: Termina o regime militar brasileiro.
1989: Acontece a primeira eleição direta para presidente da república em 30 anos. O eleito é Fernando Collor de Mello.
1990: Fernando Collor de Mello toma posse como presidente eleito.
1992: O presidente Fernando Collor de Mello sofre um processo de Impeachment. Itamar Franco assume a presidência da República.
2002: Depois de três tentativas fracassadas de se tornar presidente do Brasil, em 1889,1994 e 1998, finalmente Luíz Inácio Lula da Silva vence as eleições para presidente e se torna o primeiro operário a ocupar o governo do país. Lula conseguiu se reeleger em 2006.
2010: A economista Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil. Ela se torna a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Dilma é a 36ª presidente da República.
2014: Ocorre a copa do mundo no Brasil na data de 12 de junho, finalizado em 13 de julho. A seleção Brasileira de Futebol sofre a maior goleada em copas do mundo (7 x 1) contra a seleção da Alemanha. A presidenta Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil com 51,64% do votos válidos no segundo turno.
2015: Uma crise sem precedentes assola o Brasil. Casos de corrupção no governo Dilma surgem a cada dia. As ações da Petrobras chegaram ao pior patamar em 10 anos. O chamado “PETROLÃO” já é considerado o pior caso de corrupção da história Brasileira. No dia 23/02/2015 o dólar chegou a bater R$ 2,90, o maior valor desde setembro de 2004. Apesar das chuvas, a região sudeste vive uma de suas piores secas. Ajustes fiscais pesados oneram a população e consumo despenca.
Leia: Petrolão
Novembro de 2015 – No dia 5 de novembro de 2015, aconteceu o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. A barragem era chamada de “Fundão”, administrada pela mineradora Samarco e cheia de rejeitos tóxicos da mineração. A lama atingiu o Rio Doce, percorreu mais de 800 km do leito e atingiu cidades ribeirinhas, causando uma série de estragos. A tragédia deixou 19 mortos.
Dezembro de 2015 / Agosto 2016 – A presidente Dilma Rousseff sofreu um processo de impeachment por denúncia de Crime de Responsabilidade, descumprimento da Lei Orçamentária e improbidade administrativa, já que o governo cometeu irregularidades conhecidas como “pedaladas fiscais”. 31 de agosto de 2016, Michel Temer assume a Presidência da República.
Abril de 2018 – O ex-presidente Lula foi condenado na Operação Lava Jato e preso, levado para Curitiba, para cumprir cerca de 12 anos de pena em regime fechado. O político teria cometido crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O juiz Sérgio Moro ganhou repercussão nacional por conduzir em âmbito judicial a operação. O caso de corrupção ficou conhecido no país inteiro, principalmente por causa do “Triplex do Guarujá” e do “Sítio de Atibaia”, bens que teriam sido fruto de atos ilícitos.
Outubro de 2018 – No dia 28 ocorreu o segundo turno das eleições e o militar da reserva e Deputado Federal, Jair Bolsonaro, foi eleito Presidente da República. Durante a campanha, o político foi atingido por uma facada no abdômen, vítima de um atentado.
Janeiro de 2019 – A barragem de rejeitos de Brumadinho, em Minas Gerais, cedeu, vitimando cerca de 350 pessoas. A barragem era administrada pela Vale e se trata do mais grave acidente com rejeitos de minério do Brasil. As vítimas, entre elas trabalhadores da Vale, foram pegas de surpresa, pois as sirenes de emergência não soaram. O acidente foi no dia 25 de janeiro de 2019.
Leia mais: Desastre de Brumadinho
Veja também:
Todas as Datas Comemorativas do Brasil
Fatos Históricos da Região Sul do Brasil
Fatos Históricos da Região Sudeste do Brasil
Fatos Históricos da Região Centro-oeste do Brasil
Fatos Históricos da Região Nordeste do Brasil
Fatos Históricos da Região Norte do Brasil
Atual Situação da Corrupção no Brasil