Segundo Reinado - Brasil Império

Segundo Reinado - Brasil Império

Por

Segundo Reinado (1840 / 1889)

O Segundo Reinado foi um período importante da história do Brasil, que começou no dia 23 de julho de 1840, graças a uma medida constitucional que concedeu a emancipação a Dom Pedro de Alcântara, que tinha apenas 14 anos de idade na época. Com a medida, Dom Pedro foi coroado imperador e assumiu o comando do Brasil.

O Segundo Reinado durou até 1889. Depois do "golpe da maioridade", o Brasil passou a viver um período mais tranquilo no cenário político. As rebeliões provinciais acabaram e os interesses das classes dominantes foram colocados em evidência, beneficiando principalmente os grandes proprietários rurais.

Dom Pedro II recebeu o apoio dos liberais e da elite, se tornou uma relevante figura política do Brasil e manteve um quadro estável no país durante cinco décadas de poder. O período foi marcado pela expansão da produção e do comércio do café, produto que foi a base da economia nacional e favoreceu os grandes senhores de escravos.

O Segundo Reinado também colaborou com o desenvolvimento das cidades brasileiras e estimulou o surgimento das primeiras indústrias. Contudo, o regime imperial mantido por Dom Pedro II por quase cinquenta anos atrasou o avanço do Brasil nas negociações internacionais para o fim da escravatura.

Apenas um ano antes do fim do Segundo Reinado, em 1888, a princesa Isabel autorizou a libertação dos escravos no país. Isso fez com que Dom Pedro II perdesse a apoio dos escravocratas que sustentavam o império.

O cenário pós-abolição abriu espaço para a proclamação do regime republicano no Brasil. Dessa forma, foi decretado o fim do governo imperial brasileiro.

Vale ressaltar que, dentro do processo do Segundo Reinado, o Brasil acabou sendo um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão.

Leia também! Assuntos relevantes