ENEM e Vestibular

Possíveis temas de Redação para o ENEM 2019

Os possíveis temas de redação para o Enem 2019 podem ser polêmicos, sobre saúde, cidadania e outras questões sociais, além da relação entre esporte e violência, pirataria e, até mesmo, merenda escolar.

Leia: Como fazer uma boa redação para o ENEM?

A mudança de governo e a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder criaram uma expectativa ainda maior sobre os possíveis temas de redação para o Enem 2019. Se a prova, de acordo com o novo governo, tinha em seu escopo um viés ideológico de “esquerda”, alguns acreditam que agora podem aparecer temas de “direita”, conservadores ou liberais.

Exemplo de redação: Redação dissertativa sobre política

Os possíveis temas de redação para o Enem 2019 podem ainda seguir temas conservadores em termos de costumes, como posse de armas, família e religião, além das liberdades individuais.

Obter uma boa nota na redação é muito importante para a classificação final. Entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019 estaria ainda a orientação sexual, questões ligadas à escolha de gênero, homossexualidade, transexualidade e inclusão social de minorias.

Aliás, questões de gênero já ganharam a mídia em 2019, quando a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que meninos usam azul e meninas usam rosa. Mesmo que o tema da redação não seja exatamente este, é preciso estar preparado para abordagens próximas a este assunto.

fazendo redacao 2019

Entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019 a questão indígena pode aparecer na prova e não vai surpreender os estudantes. Por isso, é importante ler bastante a respeito da população indígena, direitos dos índios, trabalho da Funai e ficar atentos às mudanças atuais a respeito da proteção aos índios.

A intolerância religiosa também é um dos possíveis temas de redação para o Enem 2019, neste caso com uma abordagem à pluralidade religiosa no país, ao direito que as pessoas têm de manifestar seu apreço pela sua religião, à importância do Estado laico e ao ensino de religião na Educação Básica.

Questões que avaliam o ambiente escolar, que olham de forma crítica ao ambiente de aprendizagem, estão sempre entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019 e podem surgir na prova. Entre os mais prováveis estão Escola Sem Partido, evasão escolar e bullying na escola.

Entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019 também estão assuntos ligados à saúde, qualidade e estilo de vida, como sedentarismo, importância da alimentação saudável e da atividade física.

A economia também está entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019, principalmente a relação entre produtividade e meio ambiente, sustentabilidade, consumismo e o papel do Brasil em um cenário econômico de crise.

Leia: Economia Brasileira

Outro assunto importante sobre economia e que figura entre os possíveis temas de redação para o Enem 2019 é o desemprego, que já alcançou mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, o aluno que estiver se preparando para este tema, precisa apontar bons argumentos e soluções para reduzir o número de desempregados e como reanimar a economia nacional.

Exemplo de redação: Redação sobre desemprego

Sobre comunicação, a internet é um dos possíveis temas de redação para o Enem 2019, como, por exemplo, a forma como a redes sociais influenciaram o processo eleitoral no Brasil. Por isso, estude bastante e se prepare para a prova!

Temas Relevantes: