Bolsa de Estudo

Notas de corte do SISU, PROUNI, FIES e ENEM

As notas de corte representam a pontuação mínima necessária para que os estudantes que estão concorrendo a uma vaga na faculdade possam se classificar. Atualmente, as notas de corte do SISU, ENEM, FIES e PROUNI são muito procuradas por aqueles que querem uma vaga na universidade pública ou particular.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem pontuação que pode ir de 0 até 1 mil. Os estudantes com mais de 400 pontos no ENEM podem participar do FIES, programa de financiamento estudantil com condições facilitadas, que permite o pagamento do curso nas áreas da saúde, engenharia, licenciatura, pedagogia e normal superior depois da formatura.

O ENEM é o caminho para quase todos os alunos que querem uma vaga em universidades de ampla concorrência, seja pelo FIES ou pelo PROUNI. No caso específico do PROUNI, programa de bolsas de estudo de até 100% do valor do curso para estudantes de renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de até 50% para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, para cada curso é necessário atingir uma nota de corte para conseguir a bolsa de estudo. Quanto maior for a nota no ENEM, maiores são as chances de conseguir uma bolsa de estudo, caso o interessado preencha os requisitos para participar do programa.

Já o SISU, Sistema de Seleção Unificado, é um programa que utiliza a nota do ENEM para que estudantes de todo o país possam disputar as vagas em universidades oferecidas pelo sistema. A nota de corte é o mínimo necessário para concorrer em cada curso.

Ilustração, fazendo prova

O primeiro Processo seletivo de 2021 do SISU abriu a janela de inscrições e começa dia 6 e vai até o dia 9 de abril de 2021. Clique Aqui e Confira!

Quais são as notas de corte do ENEM?

As notas de corte do SISU para medicina em 2018, por exemplo, variaram de 591 na Universidade Federal do Mato Grosso até 883,00 pontos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

As consultas sobre as notas de corte do SISU 2021 podem ser feitas diretamente no site do sistema – o www.sisu.mec.gov.br. Para participar do SISU, é preciso fazer a inscrição no programa pelo site. O concorrente pode escolher até 2 cursos. Além das vagas da ampla concorrência, os interessados podem participar da seleção de vagas reservadas para ações afirmativas.

Neste caso, para o SISU, a nota de corte serve de referência para o candidato escolher seu curso e ela é obtida através do número de vagas ofertadas pela instituição de interesse do candidato e a quantidade de inscritos. Na prática, isso serve para guiar o aluno na hora de escolher onde se inscrever.

Além disso, as próprias universidades podem estabelecer a média mínima do ENEM. Por exemplo: para o curso de Direito, determinada universidade estabelece pontuação de, pelo menos, 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. Ainda neste sentido, as instituições também podem determinar a nota mínima em uma área de conhecimento. Mais um exemplo: para ciências médicas, uma determinada universidade pode definir que o futuro aluno precisa obter ao menos 400 pontos na prova de conhecimentos sobre ciências da natureza no ENEM.

Outros sites que podem ser consultados para esclarecimentos sobre os exames e programas de ensino superior são: www.siteprouni.mec.gov.br e fies.mec.gov.br.