ENEM e Vestibular

Não foi bem no ENEM? Siga essas dicas!

Muitos alunos se preparam para a prova do Enem e, na hora decisiva, acabam indo mal por diversos fatores, desde nervosismo e ansiedade até alguns erros cometidos durante a fase de estudo pesado. Por isso, separamos algumas dicas para ir bem no ENEM que vão te ajudar bastante a melhorar o desempenho na próxima edição.

1 – Melhore a Redação

Uma das dicas mais importantes para tirar uma nota alta no ENEM é caprichar na redação, que tem um grande peso na nota final. Para isso, leia bastante sites de notícia confiáveis, livros e veja filmes até o ENEM 2019. Se possível, assista a filmes no cinema e, claro, escreva dissertações para serem corrigidas por professores, se possível uma por mês ou uma a cada 15 dias.

2 – Estude mais matemática

As provas mais difíceis têm peso maior na nota e isso acontece com as Exatas, principalmente matemática. Isso significa que, se você melhorar seu desempenho na matéria, sua nota pode aumentar.

3 – Faça exercícios até perder o fôlego

Se o ENEM 2019 será um teste, você precisa treinar milhares de questões até lá. Existem diversos cursos online que possuem bancos de questões para quem quer melhorar a nota no ENEM 2019, e todas as perguntas são baseadas em provas anteriores. A dica é separar um tempo grande para o estudo somente para fazer questões e, toda vez que você errar, anote a resposta correta até ter pleno domínio sobre o assunto.

4 – Não perca muito tempo nas questões

Você sabia que, na média, são somente 3 minutos para cada questão? Então, treine responder rapidamente as questões. Se você demorar muito tempo no começo da prova, no final não terá tempo para escolher com calma as respostas. Esteja preparado para responder sob pressão. Se for o caso, estude com o cronômetro do lado!

5 – Mantenha a atenção

Sabe quando você erra uma questão fácil e depois fica se lamentando? Não deixe isso acontecer no ENEM 2019. Mantenha a atenção e trabalhe com absoluta precisão nas respostas.

6 – Cuidado na hora de preencher a folha de respostas

Tem gente que erra na hora de pintar as bolinhas na folha de respostas, simplesmente por falta de atenção ou porque está fazendo com pressa. Se isso acontecer, você vai desperdiçar uma boa parte do seu esforço. Tenha cuidado!

7 – Fique calmo

Tente se manter calmo na hora do exame. Não fique se pressionando para ter um resultado excelente, pois a cobrança é a maior inimiga do desempenho. Fique tranquilo e dê o seu melhor.

8 – Leia as questões com calma

Para não perder tempo com a releitura das questões, leia apenas uma vez, com calma e atenção. Assim, você não desperdiça tempo e energia em uma mesma pergunta!