Como fazer uma boa conclusão de uma redação?

O estudante que quer saber como fazer a conclusão de uma redação pode aproveitar algumas dicas especiais que separamos neste artigo. Muita gente tem facilidade para começar a redação e desenvolver o conteúdo, mas não sabe a melhor maneira de encerrar o texto.

Se você tem essa dificuldade, saiba que para fazer uma boa conclusão para uma redação é preciso entender que os seus argumentos precisam de um ponto final na dissertação. Para isso, reservamos o último parágrafo do texto, utilizado justamente para finalizar o artigo sem esquecer dos seguintes pontos:

  • Dar uma perspectiva ao leitor;
  • Retomar a sua tese para apresentar uma solução.

Suas ideias são fechadas de maneira coerente quando o leitor recebe uma perspectiva sobre o problema apontado. Neste caso, você pode apresentar no último parágrafo quais são os desafios ou as possibilidades para o caso apontado no desenvolvimento da dissertação. Por exemplo:

Em virtude do que foi mencionado, a discriminação por gênero, religião, classe social ou etnia pode diminuir de forma programada, desde que o governo invista em educação e toda a sociedade esteja engajada em reduzir os efeitos negativos que a segregação causa à nação brasileira.

Veja que, no parágrafo de conclusão acima, oferecemos uma perspectiva a partir de uma medida (investimento em educação) e mudança de postura (engajamento da sociedade).

A conclusão da redação precisa de soluções cabíveis, não dá para apresentar ideias mirabolantes, sem fundamento. Por exemplo:

Se o governo acabar com todas as escolas, o problema da educação no Brasil está resolvido.

Você pode até achar engraçado, mas alguns estudantes acabam usando este tipo de argumento!


Qual o tamanho da conclusão da redação?

Não pode ser pequena nem grande demais, combinado? Sim, assim fica difícil. Mas se você quer uma dica, tente fazer um parágrafo com 6 linhas, aproximadamente. Assim, como a redação tem no máximo 30 linhas, você pode construir a dissertação em 5 parágrafos de 5 a 6 linhas cada, para introdução, desenvolvimento e conclusão.


Cuidado com alguns erros que podem comprometer a redação!

Mesmo que seja a conclusão, você não deve encerrar o parágrafo com “concluindo”, “encerrando”, “terminando” ou “finalizando”. Prefira estruturas mais formais e completas, como “Dado o exposto”, “Em virtude do que foi mencionado”, “Por todos esses aspectos”, “Conforme todos os argumentos”, entre outras.

A conclusão também não deve apresentar novas ideias e argumentos que ainda não foram desenvolvidos. Outro grande cuidado é para não contradizer algum de seus argumentos na hora de concluir o texto, mantendo a coerência. Por exemplo: você não pode dizer que o problema da corrupção é fácil de ser resolvido em um argumento, para na conclusão escrever o seguinte: “Conforme é possível notar, a corrupção no Brasil se tornou extremamente complexa”... Preste bastante atenção nestes pontos! O texto precisa ser coerente e harmonioso do começo ao fim!


Veja também:

Como fazer uma boa redação?