ENEM e Vestibular

ENEM 2019

Se você precisa saber tudo sobre o ENEM 2019 para ir bem na prova e escolher em qual universidade do país vai estudar, encontrará neste artigo as principais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Até hoje, o ENEM foi realizado uma vez por ano e tem a função de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno no Ensino Médio. Todas as pessoas que concluíram o Ensino Médio podem fazer a prova.

Os treineiros são aqueles que ainda não terminaram o Ensino Médio, mas podem fazer o ENEM. Para isso, é preciso ter menos de 18 anos de idade e estar para concluir o Ensino Médio no ano seguinte ao da avaliação pretendida para treinar.

As inscrições do ENEM acontecem no primeiro semestre, confira as datas:

O site do ENEM e o MEC divulgam o cronograma oficial para todas as edições. Confira:

Cronograma para o ENEM 2019

• 25 de Março de 2019Publicação do edital
  • 1 a 10 de Abril de 2019 – Solicitação de isenção/ Justificativa de ausência
  • 22 a 26 de 2019 – Recursos relacionados às justificativas de ausência
  • 6 a 17 de Maio de 2019 – Inscrições (Tenha em mãos: CPF, RG, e-mail válido)
  • 23 de Maio de 2019 – Fim do prazo para pagamento da taxa de inscrição
  • Outubro de 2019 – Data a confirmar – Divulgação dos locais das provas
  • 3 e 10 de Novembro de 2019 – Aplicação das provas
    3 de Novembro de 2019: Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
    10 de Novembro de 2019: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
  • 13 de Novembro de 2019 – Publicação dos gabaritos e cadernos de questões

A taxa de inscrição do ENEM para 2019 será no valor de 85 reais.

Na hora de se inscrever, o aluno pode escolher em qual cidade quer realizar a prova. Pode pagar a inscrição ou solicitar isenção de taxa, se tiver direito. Os critérios também são divulgados no site oficial.

Maiores informações: Diário oficial da União

Dúvidas? Entre em contato com o Enem/Inep gratuitamente pelo telefone: 0800 – 616161

Site oficial do ENEM: enem.inep.gov.br

Página do Participante do ENEM: Clique Aqui

Saiba como ficar preparado para a prova em 2019

Existem várias maneiras de se preparar para o ENEM, sendo a mais comum estudar em cursinhos preparatórios para o ENEM, estudar a partir de provas de edições anteriores, utilizar plataformas online de questões para o ENEM e fazer aulas particulares para as áreas de conhecimento nas quais você tenha mais dificuldade.

É preciso se preparar para a redação, pois ela tem um grande peso para a pontuação final (a pontuação da redação vai de 0 a 1000). Quem zerar na redação fica desclassificado.