ENEM e Vestibular

O que é o Enem?

Conceito e Histórico

O Enem é a sigla do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova foi criada pelo Ministério da Educação em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio do país. O exame passou a ser utilizado como forma de ingresso para universidades pelo SiSu, Sistema de Seleção Unificada. A avaliação também pontua para o Programa Universidade para todos, o ProUni e serve de certificado para o EJA, Educação de Jovens e Adultos.

Praticamente desde que foi criado o número de participantes no exame foi crescendo. Em 2011 fizeram o teste mais de 6 milhões de pessoas. No primeiro ano de aplicação participaram do exame cerca de 150 mil pessoas.

Depois de passar por algumas modificações, o Enem sofreu sua grande alteração com o ministro da Educação Fernando Haddad. Sua proposta foi unificar o vestibular e adotar o Enem como forma de seleção para o ingresso nas universidades.

Para o MEC o vestibular tradicional desfavorece o candidato que não pode se locomover para fazer as provas. O problema é que dados do próprio governo apontaram que é muito baixa a mobilidade de estudantes entre os estados da Federação. Para mudar esse quadro a pasta pretende aumentar os recursos para que alunos possam eleger outros estados para estudar e ter condições financeiras para se manter através do auxílio público.

Os problemas com o Enem começaram em 2009. As provas foram furtadas da fundação responsável por fazê-las e distribuí-las. Logo depois o gabarito da prova foi furtado. Em 2010 informações sigilosas pessoais dos candidatos vazaram pela internet. Tudo isso colocou em cheque a qualidade do processo de seleção, mas agora a história é diferente.

O ENEM, é a avaliação que qualquer aluno ou pessoa pode fazer para que possa ter acesso às faculdades, tanto públicas, quanto particulares. Foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) a fim de que os alunos que concluíram o ensino médio no Brasil pudessem ser testados.

O resultado obtido pelos alunos nas provas do ENEM os ajuda a ingressar nas universidades públicas ou então, ganhar bolsas de estudos em instituições particulares.

Criado em 1998, o ENEM é o maior processo seletivo de nível nacional do Brasil, onde, a cada ano, cerca de 7 milhões de candidatos são inscritos para realizar as provas.

Site Oficial do Enem:

Por que fazer ENEM?

Porque você precisa dele para poder entrar nas universidades federais. As universidades e faculdades federais têm toda a autonomia para escolher a forma como vão utilizar o ENEM no seu processo seletivo.