A alimentação é a base para uma vida saudável, por isso é preciso equilibrar os alimentos diários, comendo a quantidade adequada de cada grupo. Para auxiliar numa alimentação saudável temos a pirâmide dos alimentos, elaborada a partir de estudos norte-americanos.

Nessa pirâmide, a distribuição dos alimentos é de fácil compreensão. O método foi adotado pelo Departamento de Agricultura do Estados Unidos em 1992.

A pirâmide alimentar pode ajudar a orientar o consumo variado de alimentos, além de uma menor ingestão de gorduras saturadas. A pirâmide incentiva o consumo de frutas, verduras, legumes e grãos e recomenda uma ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Leia mais: Pirâmide Alimentar

Os alimentos estão divididos na pirâmide em 8 grupos e 4 níveis, cada um com seu nível de nutrientes.

Já a quantidade recomendada das porções de cada grupo vai depender da necessidade de energia que cada pessoa tem.

A pirâmide alimentar nos mostra que devemos consumir todos os grupos de alimentos para garantir os nutrientes e a energia que o nosso corpo precisa. O uso desse método de alimentação saudável deve ser acompanhado da orientação de um nutricionista.

Grupos alimentares:

  • Pães, arroz, cereais, massas.
  • Hortaliças e vegetais.
  • Frutas.
  • Leite, iogurtes e queijos.
  • Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes.
  • Gorduras, óleos e açúcares.

Alimentos

Os alimentos ricos em carboidratos ficam na base da pirâmide, depois temos o grupo das frutas, verduras e legumes, no terceiro nível estão os alimentos ricos em proteínas e minerais, e no topo da pirâmide estão alimentos que devem ser consumidos com moderação, como açúcares, doces e gorduras.

Veja também: