Tubo Digestivo

Por

O tubo digestivo é o canal que traz o alimento para o interior do corpo humano e também de outros animais. Este é o local onde acontece a digestão e a condução dos dejetos para fora do corpo.

O conjunto básico do tubo digestivo inclui a boca, o esôfago, o intestino e o ânus. A região também é formada por músculos e glândulas que auxiliam na digestão.

O tubo digestivo conta ainda com o intestino delgado, que pode chegar a ter 8 metros de comprimento. A parede do tubo digestivo é formada por quatro camadas: a mucosa, a submucosa, a muscular e a adventícia.

Os dentes e a língua também são importantes para o processo de digestão que acontece no tubo digestivo. Eles preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação e da saliva.

Durante o processo de digestão, o bolo alimentar transforma-se em uma massa chamada “quimo”, que é liberada no intestino delgado e, posteriormente liberada na defecação.

Os restos de uma refeição podem levar até nove horas para chegar ao intestino grosso, onde permanecem por cerca de três dias para a formação das fezes.

Na região final do cólon, a massa fecal se solidifica para, então, ser expulsa do corpo a partir do reto.

Leia também! Assuntos relevantes