Fontes de energia

Fontes de energia

Por

O grande desafio das nações é investir em fontes renováveis e limpas para a geração de energia.

Existem vários tipos de fontes de energia, utilizados para abastecer grandes regiões. Algumas dessas fontes são consideradas sustentáveis e outras acabam prejudicando o meio ambiente.

A energia elétrica é essencial para manter a qualidade e o padrão de vida da sociedade moderna. Entretanto, é preciso utilizar a energia com cautela e consiência, uma vez que muitas fontes de energia são esgotáveis e impactantes para o planeta.

O homem utiliza a energia para diversas atividades, como o banho, o funcionamento de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, para a iluminação, para a operação de indústrias, entre outras coisas. Atualmente, existe uma pressão muito grande para a criação de novas fontes energéticas que possam suprir uma demanda crescente por eletricidade.

Muitas fontes de energia ainda são de origem fóssil, como o carvão, o gás natural e o petróleo. Essas formas de energia liberam gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa e pelas mudanças climáticas. Além disso, essas fontes não são renováveis.

Outra forma de energia é a nuclear, que também apresenta riscos, pois pode ocasionar grandes desastres como a liberação de material radioativo em usinas nucleares.

Hoje, o grande desafio de todas as nações é investir em fontes de energia consideradas limpas e renováveis. Nessa categoria, temos a energia solar, a energia eólica, a energia das marés, a energia da biomassa, e a energia hidráulica. Todas essas fontes são consideradas menos poluentes.

Diante dessas informações, podemos classificar as fontes energéticas em quatro tipos:

Fontes renováveis – Fontes ilimitadas, como os biocombustíveis, as hidrelétricas, a energia solar, e a energia eólica.

Fontes não renováveis – Fontes que podem se esgotar, como o petróleo, o carvão, e o urânio.

Fontes primárias - São aquelas que ocorrem da natureza, como os combustíveis fósseis, a água, o vento e a radiação solar.

Fontes secundárias – São aquelas obtidas a partir das fontes primárias, como a gasolina e o gasóleo.

No Brasil, o governo federal tem investido nas hidrelétricas, que possuem boa eficiência energética. Atualmente, mais de 90% da energia elétrica brasileira vem desse tipo de usina.

Leia também! Assuntos relevantes