Bobina Toroidal

Vamos descobrir mais sobre a bobina toroidal. Um solenóide e eletroímã formado por um fio que transporta a corrente. Os eletroímãs possuem campos magnéticos criados pelas correntes elétricas. O fio de um solenóide é geralmente formado em uma bobina helicoidal e um pedaço de metal, geralmente de ferro inserido em seu interior. No momento em que um solenóide é dobrado na forma de um círculo ou anel, ele é chamado de toróide.


Quais utilidades eles possuem?

Eles são usados ​​em telecomunicações, instrumentos musicais, amplificadores, instrumentos médicos, balastros e outros.

Esperamos que depois desse artigo, você tenha uma ideia mais clara do que é uma bobina toroidal e quais são seus usos, além de ampliar o conhecimento sobre toróides.


Características

Bobina Toroidal

Uma bobina toroidal é um fio condutor através do qual uma corrente flui através de enrolamentos em um suporte toroidal.

O toróide possui um campo magnético no interior que é formado por círculos concêntricos. Fora dele, o campo é nulo. A força do campo magnético depende do número de voltas que o toróide tem em seu corpo.

O campo é uniforme, já que tem mais força perto da parte interna do anel e enfraquecimento perto de sua parte externa. Tudo isso significa que no raio do transformador, o campo magnético diminui à medida que se torna maior.

Os toróides possuem muito valor, porque como solenóide, eles possuem propriedades indutoras. Os indutores podem causar correntes nas bobinas próximas. Eles foram inventados em 1831 por Michael Faraday.


Transformadores toroidais

Eles são compostos por dois solenóides enrolados em torno de um núcleo de metal. São duas bobinas enroladas em um anel de metal. As bobinas são envolvidas em várias áreas ou colocadas uma em cima da outra.

Eles são usados ​​para transformadores de RF ou de radiofrequência, usados ​​para aumentar ou diminuir as tensões das fontes de energia, isolando as diferentes partes de um circuito. Eles também são usados ​​para adaptar a impedância, ajudando a conectar as partes de entrada e saída dos diferentes circuitos.

Assista:


Desvantagens e vantagens

Os toróides têm algumas desvantagens mais do que os solenóides regulares. Eles são mais difíceis de enrolar e também de sintonizar. No entanto, eles são mais eficientes na produção de indutâncias necessárias. Para a mesma indutância de um solenóide regular, um toróide requer menos voltas e pode ser reduzido em tamanho.

Leia também! Assuntos relevantes