Geografia

Usinas Hidrelétricas

As hidrelétricas são usinas que produzem energia elétrica a partir da força das águas. Elas são verdadeiras obras de engenharia, que englobam conceitos de mecânica, hidráulica, elétrica e engenharia civil, envolvendo praticamente todas as áreas da engenharia.

Para construir usinas hidrelétricas é preciso contar com uma empresa especializada, com capacidade para construções de grande porte, já que diversos profissionais de áreas técnicas distintas precisam participar da operação.

A principal entre as hidrelétricas do Brasil é a Usina de Itaipu, a maior da América Latina. O objetivo das hidrelétricas é gerar energia através da potencialidade hidráulica de um rio.

Um esforço complexo é organizado para que hidrelétricas operem de forma correta. Além de construir as usinas, é preciso verificar se o projeto é viável. Para isso, diversos cálculos e análises precisam ser realizadas.

Em uma comparação simplificada, a técnica de usar a força de um rio para produzir energia já era praticada nos moinhos, há mais de 2 mil anos atrás.

Na prática, as hidrelétricas fazem a seguinte conversão: transformam em energia cinética a energia de potencial gravitacional da água do rio, que fica represada. A água presa gera a pressão esperada para que haja uma transferência de energia, da hidráulica para a mecânica. Depois, mais uma conversão é necessária para encerrar o processo: a transferência da energia mecânica para que ela seja transformada em elétrica.

Funcionamento das Hidrelétricas

O processo das hidrelétricas segue outro curso, que é fazer a energia elétrica chegar às linhas de transmissão, para que a rede de distribuição leve a energia para os pontos onde estão os consumidores.

As hidrelétricas garantem vários benefícios, como o fato de serem uma fonte de energia renovável e produzirem energia com um baixo valor, principalmente se for um método comparado com a energia nuclear. Também são melhores do que outras forma de se obter energia, com as usinas que funcionam com carvão ou petróleo, por exemplo, consideradas prejudiciais ao meio ambiente.

Assista e entenda como funciona a hidrelétrica

Mas as hidrelétricas também possuem seu lado negativo, como o fato de interferirem no habitat natural, causando mudanças no ecossistema da região onde é feito o alagamento para a água ser represada. A temperatura local também pode mudar, assim como o nível dos rios, que sofre interferências profundas.