Combustíveis fósseis: Petróleo, Carvão e Gás Natural

Combustíveis fósseis: Petróleo, Carvão e Gás Natural

Por

Os combustíveis fósseis são as fontes energéticas mais utilizadas em todo o mundo. Este tipo de combustível é de origem mineral, resultado de um processo de decomposição de restos de animais e restos de plantas. São denominados de fóssil pelo seu tempo de decomposição, com um tempo aproximado de 65 milhões de anos de sua formação.

No fundo do mar e áreas muito profundas do solo terrestre são os locais mais apropriados para encontrar os combustíveis fósseis. Por meio de pressão do solo sobre a matéria prima, o gás oxigênio é forçado a sair e de resultado se transforma em querogênio. Esta matéria insolúvel, o querogênio, é aquecida e transformada em óleo que, quando aquecido em temperaturas superiores a 110° C, vira o gás utilizado para gerar energia para automóveis, máquinas e energia elétrica (até mesmo em usinas termoelétricas).

Refinaria
Refinaria de Petróleo

A utilização contínua dos combustíveis fósseis causa diversas desvantagens notadas em todo o universo, como o temido efeito estufa e o aquecimento global. Além disso, a liberação de poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis são fortemente prejudiciais para a saúde dos seres humanos e dos animais. Algumas fontes alternativas de energia estão sendo estudadas para evitar estes efeitos prejudiciais e garantir a qualidade de vida para todos, como a energia eólica, energia solar, energia proveniente dos mares, energia nuclear e a biomassa (proveniente de material orgânico como a cana-de-açúcar).
Os combustíveis fósseis mais utilizados atualmente são o carvão, o petróleo e o gás natural.

CARVÃO

Carvão Mineral

O carvão é extraído próximo das superfícies de toda a crosta terrestre, a chamada superfície de mineração, ou também das profundezas, denominada mineração subterrânea. A extração de carvão é feita de maneira simples, com escavadeiras ou até mesmo pás. Esta substância é similar a uma pedra, de coloração preta e bem rígida, tendo em sua composição carbono, enxofre, hidrogênio e oxigênio. Com um forte crescimento nos últimos anos, o carvão é um dos recursos mais farto encontrados; porém também é um dos mais poluentes, com uma produção muito mais elevada de dióxido de carbono do que o petróleo. Além disso, a queima do carvão também emite grande quantidade de outros poluentes na atmosfera, como óxido de enxofre e nitrogênio.


PETRÓLEO

Petróleo

O petróleo é um óleo natural formado por uma soma complexa de hidrocarbonetos; uma sustância oleosa e inflamável com forte odor e coloração muito escura. Este óleo natural é resultado de uma composição de restos animais e vegetais milenares que foram se depositando em profundidades da crosta terrestre por meio de várias alterações naturais do universo (como vulcões, movimento dos oceanos, deslocamentos dos polos e muito mais). Estes restos sofreram, dentre todas as alterações, as alterações do calor e resultaram no petróleo por conta da decomposição. A utilização do petróleo como fonte de energia se iniciou na década de 60, com extração feita principalmente no hemisfério sul. Hoje em dia, o petróleo é utilizado como combustível para automóveis (convertidos em gasolina e óleo diesel), navios e até mesmo aviões, como também serve de matéria-prima para alguns produtos (plásticos, tecidos e fertilizantes). O petróleo é uma fonte de energia não renovável, sendo as reposição ao ambiente natural ocorre muito lentamente; por este motivo a procura pelo petróleo seja tão grande e tão acirrada em todo o mundo.


GÁS NATURAL

Gás Natural

O gás natural (um hidrocarboneto) é altamente inflamável, encontrado juntamente ao petróleo em reservatórios subterrâneos. Este gás é mais leve do que o ar, completamente translúcido e sem nenhum odor, tendo que passar por um procedimento para que ganhe um cheiro característico e fácil de localizar. A constituição do gás natural é, em sua maioria, de gás metano. O gás natural é menos poluente do que o carvão e o petróleo, porém sua utilização também deve ser supervisionada. Este tipo de gás é formado por conta da decomposição de materiais orgânicos há milhares de anos atrás, que ficaram armazenados nas rochas mais antigas, onde atuam os microrganismos de maneira anaeróbica. O Brasil produz o gás natural fortemente, que é transportado por meio de gasodutos. O gás natural é uma fonte de energia para nossas casas, fábricas, eletricidade em geral, como também em automóveis em sua versão liquefeita e comprimida.

Leia também! Assuntos relevantes