Energia Geotérmica

Energia Geotérmica

Por

Desenvolvimento sustentável com a energia geotérmica
Alguém sabe dizer qual a forma de geração/produção de energia mais antiga na Terra? A resposta é a energia geotérmica, que existe desde a criação do nosso planeta. A energia geotérmica é basicamente a energia gerada pelo calor que vem da terra. Envolta pela crosta terrestre está o magma, cuja consistência é basicamente de rochas derretidas. É desse centro de calor que a energia pode ser gerada.

As primeiras tentativas de produzir energia com o calor terrestre foram feitas em 1904, na Itália. Mas, no período, foi praticamente impossível adaptar as máquinas que utilizavam energia a vapor para a energia geotérmica. Depois de grandes esforços, o primeiro bem sucedido centro desse tipo foi o de gêiseres, na Califórnia, em 1970. A geração de energia chegou à marca de 500 MW de eletricidade.

Gêiseres são os poços naturais de água fervente. Essas condições são favoráveis para a produção de energia geotérmica. Em condições um pouco piores, perfurações são feitas a fim de montar poços que alcancem alguma rocha derretida.

No Brasil, a Petrobrás já utiliza poços de petróleo seco no Rio Grande do Norte para aquecer aproximadamente 500 mil metros cúbicos por dia de gás natural que são injetados em poços produtores.

As vantagens da energia geotérmica são a redução da queima de combustível, redução de custos e evitar a emissão de gás carbônico na atmosfera. Entre as desvantagens, está o forte odor de alguns gases que são gerados no centro da Terra. Esses gases precisam de tratamento antes de serem despejados na atmosfera e são prejudiciais à saúde do homem.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:
Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes