Energia Hidráulica

A energia hidráulica utiliza a força das águas para obter outro tipo de energia, como energia mecânica e energia elétrica. As águas se movimentam nos mares e rios, além das chuvas.

A energia hidráulica já foi usada em outras ocasiões pelo homem, como no caso dos moinhos, movidos pela força de um riacho, por exemplo.

A usina hidrelétrica é responsável por produzir energia elétrica a partir da energia hidráulica, ou seja, da movimentação das águas. A água é captada e represada em uma barragem.

A usina ainda tem o vertedouro e a casa de força. O curso da água em uma usina hidrelétrica, onde nasce a energia hidráulica, é interrompido na barragem. A quantidade de água no reservatório é medida e controlada pelo vertedouro.

As turbinas da usina hidrelétrica ficam na casa de força. A água é direcionada até lá por condutos, túneis ou canais. A força da água movimenta as turbinas, gerando energia mecânica, necessária para a transformação em energia elétrica. A água, depois de utilizada na usina, é devolvida para seguir seu curso natural.


Como é gerada a energia hidráulica em uma usina?

Alguns fatores influenciam na quantidade de energia hidráulica capaz de ser obtida em uma usina. Entre eles estão os seguintes:

  • Quantidade de água;
  • Altura da queda;
  • Tamanho da barragem;
  • Qual turbina está instalada na usina;
  • Vazão de água;
  • Entre outros fatores.

Agua passando por usina hidrelétrica


Quais as vantagens da energia hidráulica e das hidrelétricas?

A energia hidráulica, responsável pelas hidrelétricas, é uma energia renovável e limpa, além de não emitir gases que prejudicam o meio ambiente. Além disso, a água usada na geração da energia é reconduzida para seu curso natural, entregue ao meio ambiente.

Mesmo assim, as usinas hidrelétricas, que são muito grandes e demandam uma grande área para inundação, podem interferir na fauna, flora e no curso de rios de sua região.

Em muitos casos, famílias são deslocadas de suas residências para que as usinas hidrelétricas sejam construídas. Outro problema é a geração de gás metano, que surge por causa das árvores que entram em decomposição após a inundação da área da usina hidrelétrica.


Qual é a importância da energia hidráulica no Brasil?

A produção de energia elétrica no Brasil é dependente da energia hidráulica. Praticamente 70% da eletricidade do país vêm dessa fonte, já que contamos com abundância de água.

São mais de 190 usinas hidrelétricas no país, sendo as mais conhecidas as de Itaipu, Bel Monte, Jirau, Ilha Solteira, São Luiz do Tapajós e Xingó.