Petróleo

Por

O petróleo é um produto de grande importância para a economia mundial. Trata-se de uma substância oleosa e inflamável, de origem orgânica.

O petróleo já descoberto pelo homem é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio, que tem formação ao longo de milhões de anos. Esse recurso natural do planeta é encontrado em bacias sedimentares, mesmo local onde é possível encontrar gás natural.

As jazidas de petróleo podem apresentar uma idade média de 400 milhões de anos, com alto acúmulo de restos orgânicos e rochas sedimentares. Em muitos países, a exploração do petróleo é feita por meio da perfuração de poços.

As áreas a serem exploradas precisam apresentar um bom potencial comercial, já que a atividade de perfuração é bastante cara. As reservas de petróleo garantem autonomia para os países, pois muitas indústrias necessitam exatamente desse material para suas operações.

Quanto mais campos de produção de petróleo o país tiver, mais vantagens econômicas ele possui. No Brasil, a principal empresa de exploração de petróleo é a Petrobras, que conta com várias refinarias pelo país.

Depois de ser explorado, o petróleo passa por processos que geram seus derivados ou subprodutos, como a gasolina e os óleos combustíveis, indispensáveis para grande parte das atividades humanas, mesmo sendo considerados extremamente poluentes para o meio ambiente.

Leia também! Assuntos relevantes