Energia Elétrica

Física
Por

A principal fonte de energia usada no nosso planeta é a energia elétrica, descoberta por Tales de Mileto, filósofo grego que fez um experimento usando cargas elétricas, criando então o termo eletricidade.

A produção de energia elétrica no Brasil acontece, principalmente, nas usinas hidrelétricas. Mas existem outros meios de produção, muito usados em países que não possuem a abundância hídrica encontrada no nosso país, como usinas nucleares, termoelétricas, solares e eólicas.

Aproximadamente 90% da energia elétrica brasileira são produzidos em usinas hidrelétricas. A maior de todas as hidrelétricas nacionais é a Usina da Itaipu. Ela fica entre o Paraguai e o Brasil, sua força hidráulica é obtida com as águas do Rio Paraná.

Este é o principal motor de trabalho das usinas de energia hidrelétrica, responsáveis por fazer a conversão da força das águas do rio em energia mecânica e, depois, em energia elétrica.

A energia elétrica é fundamental para a nossa sobrevivência no mundo moderno, sendo usada nas nossas residências, em hospitais, para iluminação pública, aparelhos de TV, computadores e para recarregar a bateria do nosso smartphone.

A verdade é que, depois de estarmos tão acostumados, ficamos dependentes da energia elétrica. Não imaginamos mais como seria uma vida sem ter geladeira e chuveiro elétrico, por exemplo.

A energia hidrelétrica é muito forte no nosso país por causa da grande quantidade de rios, atrás apenas da China e da Rússia. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de potencial hidráulico, com grandes rios em seu território, capazes de gerar uma enorme quantidade de energia mecânica que será transformada em eletricidade, percorrendo os fios até chegar à nossa casa, nos pontos de consumo.

É claro que a energia elétrica não é usada apenas em ambientes residenciais. Atualmente, muitas indústrias também dependem da eletricidade para realizar o trabalho e manter a produção. As máquinas funcionam através da eletricidade.

A representação da energia elétrica, seguindo o Sistema Internacional, é feita em joule – (J). Por mais que este seja o padrão e que utilizemos muito os joules em nossas aulas de física, o quilowatt-hora (kWh) é a unidade de medida mais popular para eletricidade.

Lampada acesa

Se você prestar atenção na conta de luz enviada pela concessionária de energia elétrica da sua região, verá que o consumo está sinalizado em quilowatt-hora (kWh), e não em joules.

No Brasil, a Aneel é responsável por permitir, gerenciar e fiscalizar a transmissão de energia elétrica das concessionárias para os clientes finais. A regulação é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Para entender mais sobre energia elétrica, é preciso conhecer suas formas de produção e como o trabalho é realizado para obter energia nuclear, solar, eólica e térmica.

Atualmente, discute-se muito sobre fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar, por exemplo. Neste caso, placas fotovoltaicas são instaladas para captar a energia solar e transformá-la em eletricidade.

O cálculo da energia elétrica é feito através da seguinte equação: Eel = P . ∆t

Na fórmula acima, ∆t é a variação do tempo, P é a potência e Eel representa a energia elétrica.

Compartilhe