Texto Injuntivo
O texto injuntivo está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Na verdade, estamos muito acostumados a receber instruções por escrito, com a finalidade de explicar e apresentar um método para que uma ação seja realizada.
Essa é a principal característica do texto injuntivo, um modelo de mensagem usado para passar um modo de ação, um passo a passo, uma maneira de fazer através de uma metodologia.
Em alguns formatos o texto injuntivo é muito nítido, como é o caso dos exemplos a seguir:
- Bula de remédio;
- Receita de bolo;
- Manual de instruções;
- Tutoriais;
- Propagandas;
- Editais;
- Entre outros.
Veja também: O que é um Texto?
Qual o objetivo do texto injuntivo?
O texto injuntivo tem o objetivo de explicar como fazer, apresentar um procedimento, com informações explicativas e instrutivas. A intenção não é obter o convencimento, mas fazer uma apresentação completa, para que o destinatário tenha condições de utilizar uma ferramenta de maneira correta, seja ela um remédio ou um método para um trabalho.
Assista à aula da Professora Pamba sobre Texto Injuntivo:
Diferença de textos injuntivos e prescritivos
Para alguns linguistas, existe diferença entre texto injuntivo e prescritivo. Neste caso, os textos injuntivos são apenas informativos, como as bulas de remédio; enquanto os textos prescritivos são coercitivos e induzem o leitor a uma ação, como os contratos.
Características do texto injuntivo
O texto injuntivo faz uso de recursos linguísticos bem marcantes, com a finalidade de ordenar as ações do leitor, de dar um sentido de começo, meio e fim, com organização. Em geral, são usados verbos no modo imperativo, como “pegue duas xícaras de leite e ponha em uma vasilha”, em uma receita de bolo.
Ou, em um manual de trabalho, “pressione o componente até acender a luz amarela”, outro exemplo. Isso é muito comum no manual de instruções, feito com texto injuntivo. Em um manual de instalação, por exemplo, é possível perceber o passo a passo que o documento apresenta, com as etapas numeradas para evitar erros ou o descumprimento das etapas.
Nas bulas de remédio, feitas com texto injuntivo, é possível perceber que as informações estão corretamente apresentadas e que não é feito um apelo ou uma abordagem com o propósito de estimular o uso do produto.
No caso de propagandas, para que não haja confusão, o texto injuntivo também é apenas informativo, como “lavar apenas com água e sabão” e “secar à sombra”.
Nas receitas de bolo ou de outros pratos, o texto injuntivo é ainda mais marcante, com o descritivo dos ingredientes, como “1 copo de leite”, “3 ovos”, “1 xícara de farinha de trigo” e, logo depois, o modo de fazer, como “misture tudo em uma vasilha” e “bata por 1 minuto no liquidificador”. Perceba o verbo no imperativo, bastante presente no texto injuntivo!