Produção de Textos

A produção de textos é uma área de conhecimento muito importante nos estudos de Língua Portuguesa, fundamental para que os alunos consigam elaborar ideias, pensar em argumentos consistentes, soluções para problemas e expressar tudo isso por meio de palavras bem conectadas, devidamente organizadas.

A produção de textos é necessária para passar no vestibular, em entrevistas de emprego, vestibulinhos para colégios e até mesmo para escrever um e-mail para o chefe, relatando um problema no departamento.

A capacidade de escrever um texto corretamente está ligada à maneira de se expressar. Por isso, a escrita é tão valorizada na nossa sociedade. Vale lembrar que o hábito da leitura é muito importante para aumentar o vocabulário e o repertório de conhecimento, argumentos, teorias, entre outros.

Como é feita a produção de textos?

Existem vários formatos e, para partir para a produção de textos na prática, você precisa escolher um deles de acordo com as circunstâncias. Existe o tipo de texto mais adequado para cada finalidade. No vestibular, por exemplo, é sabido que a dissertação argumentativa é o modelo exigido pelos avaliadores. Entre os outros tipos, estão os seguintes:

• Notícia
  • Poema
  • Carta
  • Currículo
  • Novela
  • Crônica
  • Entre muitos outros!

A produção de textos ainda pode ser definida pelas suas características, como textos argumentativos e opinativos, textos descritivos e textos narrativos. Por exemplo: em uma resenha, o autor emite sua avaliação crítica e opinião sobre um livro, por isso é um texto opinativo. Já na bula de um remédio, o texto é descritivo, pois ele explica de maneira lógica e direta como usar o produto.

Dicas para melhorar a sua produção de textos

O primeiro passo para produzir textos com qualidade é ler bastante e diferentes tipos de textos. Abra o jornal na internet e leia notícias, crônicas, editorial, artigos e veja os quadrinhos.

Além disso, leia um livro de seu interesse, veja como é feito um currículo, dê uma pesquisada em poesias ou letras de rap, leia as 5 melhores dissertações do Enem. Em outras palavras, busque conhecimento!

Depois, passe para a produção de textos de acordo com a proposta, encontrando o texto mais apropriado para a situação para a qual você precisa escrever.

O texto precisa ser coerente, seguir um raciocínio lógico que faça sentido, que não apresente contradição. Ele também precisa ter coesão, com o uso de conectivos e aplicação das regras gramaticais, sem erros de ortografia. A sequência lógica, “introdução – argumentação – conclusão”, existe em todos os tipos de textos, desde uma dissertação para o Enem até uma bula de remédio.

E a sua produção de textos só vai melhorar enquanto você estiver escrevendo, por isso é preciso treinar muito! Escreva bastante, escolha temas de seu interesse, faça pesquisa sobre dados relevantes para fortalecer seus argumentos, dedique-se para elaborar um texto de qualidade.

Veja outras dicas que separamos para você seguir em frente e evoluindo sempre na produção de textos:

• Use sua criatividade;
  • Não use palavrões;
  • Seja crítico e emita opiniões próprias;
  • Utilize a linguagem formal;
  • Use o dicionário caso desconfie do significado de alguma palavra;
  • Escreva orações curtas e com sentido direto;
  • Evite repetições de palavras!