Sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de utilizar os recursos naturais de forma consciente, para que as futuras gerações também possam usufruir desses recursos. A busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade e exploração dos recursos naturais, define o conceito de sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade também está em pauta na sociedade e nas ações de governos do mundo inteiro. Este termo expressa uma série de atitudes e ações que possam minimizar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.

A sociedade deve viver em harmonia com o meio ambiente e utilizar os recursos, por ela ofertada, de forma equilibrada, garantindo assim, a disponibilidade desses recursos por um longo tempo, ou até mesmo, por tempo indeterminado.

A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. A sustentabilidade está baseada no consumo inteligente, no desenvolvimento sustentável, na conservação das florestas, recursos hídricos e áreas verdes.

A palavra "sustentável", vem do latim "sustentare", que significa sustentar, conservar, cuidar e defender.

De acordo com o Relatório de Brundtland (1987), a utilização dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

O desenvolvimento sustentável tem como princípio preservar o planeta e manter um ambiente saudável e habitável para todos os seres vivos.

As iniciativas sustentáveis também incentivam a produção de alimentos orgânicos, a exploração equilibrada dos recursos minerais e o planejamento no uso de fontes renováveis de energia limpa, como a energia eólica, geotérmica e hidráulica.

É necessário reforçar, que o ser humano é o grande responsável pela concretização da sustentabilidade e o maior beneficiado com a prática. Preservamos o mundo, para nós mesmos!

Índice de conteúdo

Tripé da Sustentabilidade

Para acontecer a sustentabilidade, três princípios precisam ser analisados e conjugados entre si. Esses princípios são conhecidos como tripé da sustentabilidade, e são: social, ambiental e econômico. Sem a união desses fatores, a sustentabilidade se torna inviável e insustentável.

  • Princípio Social: Refere-se a ação do ser humano para manter o meio ambiente e o desenvolvimento social em equilíbrio. Planejar e traçar metas para compartilhar o conhecimento, diminuir a degradação ambiental e ao mesmo tempo seguir com o crescimento social.
  • Princípio Ambiental: Refere-se a prática de utilizar os recursos naturais de forma racional, sem prejudicar o meio ambiente. Busca-se o equilíbrio entre a disponibilidade e exploração dos recursos disponíveis. É preciso respeitar e entender que os recursos naturais são finitos, se não usados com sabedoria.
  • Princípio Econômico: Refere-se aos projetos de desenvolvimento econômico, que seguem o princípio de utilizar os recursos naturais disponíveis, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Nota-se que a sustentabilidade é um complexo de fatores, que se intercomunicam, para a busca do equilíbrio global.

Cuidando da Terra


Tipos de Sustentabilidade

Sustentabilidade Ambiental


A sustentabilidade ambiental visa organizar as ações humanas, para o que os recursos naturais possam ser utilizados de forma adequada, ao mesmo tempo em que ocorre a preservação do meio ambiente.

O principal objetivo da sustentabilidade ambiental é garantir as demandas do presente sem comprometer as futuras gerações.

Sustentabilidade Econômica


A sustentabilidade econômica baseia-se num modelo de gestão que prioriza a utilização dos recursos naturais, objetivando o crescimento social e econômico. E como consequência disso, obter uma melhor distribuição de renda entre a população.


Sustentabilidade Social


A sustentabilidade social baseia-se no bem estar da população, objetivando a igualdade entre os indivíduos. A participação e união da humanidade, facilita o desenvolvimento social, uma melhor distribuição de renda, acesso a educação e saúde.


Sustentabilidade Empresarial


A sustentabilidade empresarial refere-se as políticas adotadas pelas empresas, que visam preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que impulsionam sua produção de mercadorias e serviços.

As empresas devem adotar uma postura de responsabilidade com os valores sociais e ambientais. Devem analisar os possíveis impactos negativos que serão gerados por sua produção e planejar métodos para minimiza-los.

Cuidados com o Planeta e com a Natureza

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

O primeiro passo para alcançar o desenvolvimento sustentável é entender que os recursos naturais são finitos e precisam ser usados com sabedoria e consciência. Sabendo disso, quando se pensa em métodos para alavancar o desenvolvimento econômico, deve-se levar em conta, quais serão os impactos que ocorrerão no meio ambiente. A esse pensamento, dá-se o nome de desenvolvimento sustentável.

Um desenvolvimento econômico sem a ação sustentável, esgotaria os recursos naturais disponíveis, prejudicando a humanidade atual e as gerações futuras. Esse tipo de desenvolvimento é insustentável e torna-se cada vez mais escasso, pois atualmente há uma grande preocupação com o meio em que vivemos.

Utilizar os recursos naturais com sabedoria é o que faz alcançar o desenvolvimento sustentável. A reciclagem de resíduos sólidos, o uso consciente da água e a redução das emissões de gases poluentes também fazem parte.

O desenvolvimento sustentável é bastante usado em ações de marketing e nos processos das empresas modernas, evitando o desperdício e adotando medidas ecológicas a longo prazo.

Exemplos de Sustentabilidade

São inúmeras as formas que podemos adotar, tanto individualmente como globalmente, para a alavancar o desenvolvimento econômico concomitante com a preservação do meio ambiente.
De pequenos a grandes atos, sempre há uma maneira de conciliar as duas ações e promover o bem estar da humanidade.

Algum exemplos são:

  • - Utilizar água reutilizada para outras ações
  • - Economizar água
  • - Captar água da chuva para reutilização
  • - Evitar o uso de materiais não biodegradáveis, como sacolas plásticas
  • - Separar o lixo para coleta de materiais recicláveis
  • - Reduzir o consumo de carne vermelha
  • - Optar por fontes de energia alternativas
  • - Plantar ou incentivar o plantio de árvores
  • - Minimizar o consumo de produtos que utilizam plásticos
  • - Utilizar, quando possível, transportes alternativos como, bicicletas e caminhadas
  • - Dar preferência ao biocombustível

Sustentabilidade na Prática - Assista:


Quebrando o Paradigma da Sustentabilidade


A importância do consumo consciente para a sustentabilidade

O consumo consciente visa preservar os recursos naturais da Terra de forma voluntária, na vida cotidiana, por meio das escolhas mais corretas na hora de comprar algum produto. Todo tipo de consumo impacta na natureza e na economia, por exemplo, se você compra produtos de produtores locais, mesmo que esses produtos não estejam em um padrão sustentável de consumo, você está contribuindo de forma consciente para o meio o meio ambiente porque. E o motivo: não haverá emissão de gases poluentes, pois os produtos não precisarão serem transportados.

O consumo consciente tem por objetivo minimizar o impacto ambiental, escolhendo produtos que foram reciclados, produzidos localmente, de fontes renováveis, e também usando sem desperdício aquilo que foi comprado, seja talos de verduras, reutilizando embalagens para outros fins, usando papel de plantio. Tendo a consciência de que tudo o que é vendido, foi produzido utilizando uma matéria-prima finita na natureza. Por isso é de suma importância reciclar tudo o que puder. Tente sempre escolher empresas que possuem práticas sustentáveis.

Estudos afirmam que se nada for feito, num prazo de 50 anos, precisaremos de dois planetas para sustentar esse padrão desenfreado de consumo. A manutenção da vida na Terra depende de pequenos hábitos de todos, aplicados na rotina diária, e só assim, preservaremos para as futuras gerações um planeta habitável e vivo.

Lembre-se


Em um mundo tão globalizado, torna-se prioridade e necessário, pensar em um desenvolvimento social associado a sustentabilidade. Preservar o meio em que vivemos, é a maneira mais inteligente e plausível para promover o bem estar de todos. Seria insustentável pensar em desenvolvimento social e econômico, sem antes preservar o que nos mantém vivos.



Sustentabilidade

Por

Compartilhe