Sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de utilizar os recursos naturais de forma consciente, para que as futuras gerações também possam usufruir desses recursos. A busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade e exploração dos recursos naturais, define o conceito de sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade também está em pauta na sociedade e nas ações de governos do mundo inteiro. Este termo expressa uma série de atitudes e ações que possam minimizar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.

A sociedade deve viver em harmonia com o meio ambiente e utilizar os recursos, por ela ofertada, de forma equilibrada, garantindo assim, a disponibilidade desses recursos por um longo tempo, ou até mesmo, por tempo indeterminado.

A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. A sustentabilidade está baseada no consumo inteligente, no desenvolvimento sustentável, na conservação das florestas, recursos hídricos e áreas verdes.

A palavra "sustentável", vem do latim "sustentare", que significa sustentar, conservar, cuidar e defender.

De acordo com o Relatório de Brundtland (1987), a utilização dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

O desenvolvimento sustentável tem como princípio preservar o planeta e manter um ambiente saudável e habitável para todos os seres vivos.

As iniciativas sustentáveis também incentivam a produção de alimentos orgânicos, a exploração equilibrada dos recursos minerais e o planejamento no uso de fontes renováveis de energia limpa, como a energia eólica, geotérmica e hidráulica.

É necessário reforçar, que o ser humano é o grande responsável pela concretização da sustentabilidade e o maior beneficiado com a prática. Preservamos o mundo, para nós mesmos!

Índice de conteúdo

Tripé da Sustentabilidade

Para acontecer a sustentabilidade, três princípios precisam ser analisados e conjugados entre si. Esses princípios são conhecidos como tripé da sustentabilidade, e são: social, ambiental e econômico. Sem a união desses fatores, a sustentabilidade se torna inviável e insustentável.

  • Princípio Social: Refere-se a ação do ser humano para manter o meio ambiente e o desenvolvimento social em equilíbrio. Planejar e traçar metas para compartilhar o conhecimento, diminuir a degradação ambiental e ao mesmo tempo seguir com o crescimento social.
  • Princípio Ambiental: Refere-se a prática de utilizar os recursos naturais de forma racional, sem prejudicar o meio ambiente. Busca-se o equilíbrio entre a disponibilidade e exploração dos recursos disponíveis. É preciso respeitar e entender que os recursos naturais são finitos, se não usados com sabedoria.
  • Princípio Econômico: Refere-se aos projetos de desenvolvimento econômico, que seguem o princípio de utilizar os recursos naturais disponíveis, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Nota-se que a sustentabilidade é um complexo de fatores, que se intercomunicam, para a busca do equilíbrio global.

Cuidando da Terra


Tipos de Sustentabilidade

Sustentabilidade Ambiental


A sustentabilidade ambiental visa organizar as ações humanas, para o que os recursos naturais possam ser utilizados de forma adequada, ao mesmo tempo em que ocorre a preservação do meio ambiente.

O principal objetivo da sustentabilidade ambiental é garantir as demandas do presente sem comprometer as futuras gerações.

Sustentabilidade Econômica


A sustentabilidade econômica baseia-se num modelo de gestão que prioriza a utilização dos recursos naturais, objetivando o crescimento social e econômico. E como consequência disso, obter uma melhor distribuição de renda entre a população.


Sustentabilidade Social


A sustentabilidade social baseia-se no bem estar da população, objetivando a igualdade entre os indivíduos. A participação e união da humanidade, facilita o desenvolvimento social, uma melhor distribuição de renda, acesso a educação e saúde.


Sustentabilidade Empresarial


A sustentabilidade empresarial refere-se as políticas adotadas pelas empresas, que visam preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que impulsionam sua produção de mercadorias e serviços.

As empresas devem adotar uma postura de responsabilidade com os valores sociais e ambientais. Devem analisar os possíveis impactos negativos que serão gerados por sua produção e planejar métodos para minimiza-los.

Cuidados com o Planeta e com a Natureza

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

O primeiro passo para alcançar o desenvolvimento sustentável é entender que os recursos naturais são finitos e precisam ser usados com sabedoria e consciência. Sabendo disso, quando se pensa em métodos para alavancar o desenvolvimento econômico, deve-se levar em conta, quais serão os impactos que ocorrerão no meio ambiente. A esse pensamento, dá-se o nome de desenvolvimento sustentável.

Um desenvolvimento econômico sem a ação sustentável, esgotaria os recursos naturais disponíveis, prejudicando a humanidade atual e as gerações futuras. Esse tipo de desenvolvimento é insustentável e torna-se cada vez mais escasso, pois atualmente há uma grande preocupação com o meio em que vivemos.

Utilizar os recursos naturais com sabedoria é o que faz alcançar o desenvolvimento sustentável. A reciclagem de resíduos sólidos, o uso consciente da água e a redução das emissões de gases poluentes também fazem parte.

O desenvolvimento sustentável é bastante usado em ações de marketing e nos processos das empresas modernas, evitando o desperdício e adotando medidas ecológicas a longo prazo.

Exemplos de Sustentabilidade

São inúmeras as formas que podemos adotar, tanto individualmente como globalmente, para a alavancar o desenvolvimento econômico concomitante com a preservação do meio ambiente.
De pequenos a grandes atos, sempre há uma maneira de conciliar as duas ações e promover o bem estar da humanidade.

Algum exemplos são:

  • - Utilizar água reutilizada para outras ações
  • - Economizar água
  • - Captar água da chuva para reutilização
  • - Evitar o uso de materiais não biodegradáveis, como sacolas plásticas
  • - Separar o lixo para coleta de materiais recicláveis
  • - Reduzir o consumo de carne vermelha
  • - Optar por fontes de energia alternativas
  • - Plantar ou incentivar o plantio de árvores
  • - Minimizar o consumo de produtos que utilizam plásticos
  • - Utilizar, quando possível, transportes alternativos como, bicicletas e caminhadas
  • - Dar preferência ao biocombustível


Lembre-se

Em um mundo tão globalizado, torna-se prioridade e necessário, pensar em um desenvolvimento social associado a sustentabilidade. Preservar o meio em que vivemos, é a maneira mais inteligente e plausível para promover o bem estar de todos. Seria insustentável pensar em desenvolvimento social e econômico, sem antes preservar o que nos mantém vivos.

Sustentabilidade



Por

Compartilhe