Introdução

O termo meio ambiente é empregado como referência à natureza e ao espaço natural que deve ser preservado pelo homem. O meio ambiente é todo ecossistema ou espaço dotado de biodiversidade.

É graças ao meio ambiente que o homem tem os recursos naturais que necessita para a sua sobrevivência. Assim, o conceito de meio ambiente nos remete ao espaço que apresenta recursos naturais ou matéria-prima.

Segundo a educação ambiental, o meio ambiente é o espaço mais importante para o equilíbrio do planeta e para a sobrevivência dos seres humanos. O meio ambiente é uma espaço de pesquisa e de vida.

Esses ambientes naturais precisam ser preservados para que se possa manter seu equilíbrio natural. O meio ambiente é todo conjunto ambiental, é um espaço complexo e em perfeita sintonia.

O meio ambiente também pode ser entendido como o espaço que envolve todas as coisas vivas e não-vivas da Terra. Na ecologia, o meio ambiente é apresentado como o quadro animado ou inanimado onde a vida de um organismo se desenvolve.

Natureza

Definição

O meio ambiente é formado por um sistema natural, no qual vivem seres humanos e outras espécies do planeta. Este sistema está sempre em transformação. Fazem parte do meio ambiente solo, água, vegetação, animais, gases, radiação solar, clima e muitos outros componentes. Trata-se de um sistema completo e complexo.


Preservação e Sustentabilidade

Para que todos os agentes envolvidos neste sistema complexo permaneçam em harmonia, é necessário preservar o meio ambiente, principalmente por causa de uma série de recursos naturais que são necessários para a sobrevivência de diversas espécies, inclusive a dos seres humanos, como água potável, matérias-primas e alimentos.

A degradação de recursos naturais vem acontecendo há bastante tempo e de diversas maneiras, entre elas com o desmatamento, poluição de rios, poluição do ar, descarte incorreto de lixo, extração excessiva de recursos naturais, entre outros. Isso traz uma série de problemas, entre eles o aquecimento global, a extinção de espécies de plantas e animais e a falta de água potável em algumas localidades. Em pouco tempo, a ausência permanente desses recursos pode comprometer a vida na Terra. Por isso, é preciso pensar em medidas concretas para proteger o meio ambiente.

Poluição


Medidas para a proteção do meio ambiente

Algumas ações já vêm sendo realizadas para a proteção do meio ambiente e redução do impacto ambiental, como a utilização de energia solar e eólica, reciclagem de materiais, prática de medidas sustentáveis na indústria, utilização de biocombustíveis e bioenergia, fabricação de automóveis elétricos, entre outras ações.


Tratados para a preservação do meio ambiente

Em 1992, o Rio de Janeiro recebeu um evento chamado de ECO-92, onde países pertencentes à ONU, incluindo o Brasil, discutiram e adotaram medidas para a proteção do meio ambiente. O evento gerou a Declaração sobre as Florestas, com o objetivo de preservar as florestas que existem no planeta.

O documento gerado neste encontro foi aprimorado logo depois, em 1997, com a criação do Protocolo de Kyoto. Entre as principais decisões do Protocolo de Kyoto está a redução dos níveis de emissão de gases poluentes pelos países mais industrializados. Segundo o protocolo, os países industrializados precisariam apresentar uma redução de 5% na emissão de gases que causam o aquecimento global. O protocolo não é punitivo e países que descumprem o acordo não sofrem consequências.

Uma nova medida foi adotada logo depois, chamada de Agenda 21, cujo objetivo principal é estabelecer ações que promovam o desenvolvimento sustentável e medidas sociais para grupos minoritários.

A África do Sul sediou, em 2002, a conferência Rio+10, onde foram discutidas e aprovadas medidas para a preservação do meio ambiente, principalmente com a Declaração Política da Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável.

A Rio+20 foi a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no Rio de Janeiro, com a participação dos 193 países que fazem parte da ONU, incluindo o Brasil. Entre as principais metas estipuladas no evento estão redução da pobreza e adoção de práticas que permitam o desenvolvimento sustentável.


Textos sobre o mesmo assunto:

Leia também! Assuntos relevantes